Amarildo cobra agilidade na titulação de áreas quilombolas

Imagem: Deputado Amarildo Cruz
Deputado Amarildo Cruz
22/10/2008 - 10:18 Por: Fabiana Silvestre    Foto: Higa

O deputado estadual Amarildo Cruz (PT) ocupou a tribuna da Assembléia Legislativa, durante a sessão ordinária desta quarta-feira (22/10), para cobrar mais agilidade do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) nos processos de titulação de áreas quilombolas.

Amarildo comemorou o parecer favorável da Fundação Cultural Palmares, vinculada ao Ministério da Cultura, reconhecendo sete novas áreas quilombolas em Mato Grosso do Sul, nos seguintes municípios: Nioaque, Dourados, Sonora, Pedro Gomes, Figueirão, Campo Grande e Rio Negro. "É um reconhecimento justo a tantas famílias", definiu.

Com o parecer, o Estado passa a ter 26 áreas onde residem descendentes de quilombos. Amarildo lembrou que reconhecimento por parte da Fundação é fundamental para o processo de titulação das terras. "Mas o Incra precisa fazer o seu traballho. Até agora nenhuma área foi titulada", complementou.

O deputado também refutou criticas ao PT veiculadas na imprensa que acusam o partido de tirar proveito da "industria de conflitos" envolvendo os povos quilombolas. "Quem disse um absurdo desse definitivamente não conhece a história do PT", disse.




Permitida a reprodução do texto, desde que contenha a assinatura Agência ALEMS.
Crédito obrigatório para as fotografias, no formato Nome do fotógrafo/ALEMS.