Amarildo propõe reflexão no Dia da Consciência Negra
Deputado Amarildo Cruz
20/11/2008 - 11:53
Por: Fabiana Silvestre
Foto: Giuliano Lopes
Segundo ele, a celebração deveria ser feriado nacional, momento de reflexão sobre o preconceito racial. "Muito já se avançou, mas ainda temos muito o que fazer no nosso país, que tem hoje a segunda maior população negra do mundo, somente atrás da Nigéria", disse. Já tramita no Congresso Nacional o projeto de lei nº 4.437, que prevê o feriado nacional alusivo à data.
Segundo a Secretaria Especial de Promoção de Políticas Públicas de Igualdade Racial (SEPPIR), o Dia da Consciência Negra já é feriado em 364 municípios do Brasil. Entre eles, Jaraguari é o único de Mato Grosso do Sul.
O deputado Amarildo defendeu ações em prol da saúde das mulheres negras e a criação da Delegacia Especializada em Crimes Raciais em Mato Grosso do Sul. Ele também lembrou que o Dia da Consciência Negra tem este ano uma simbologia especial.
Durante a sessão ordinária de hoje, no momento presidida por Amarildo, foi aprovado o projeto de lei nº 145/08, de autoria do deputado petista, que estabelece cota de 10% para negros nos concursos públicos estaduais. A proposta, que foi tema de audiência pública no último dia 18, segue agora para sanção do governador André Puccinelli (PMDB).
Os deputados Pedro Kemp e Pedro Teruel, ambos do PT, também ressaltaram a importância da data. Kemp explicou que as práticas discriminatórias ainda persistem e devem ser combatidas. "O negro ainda é vítima de chacota e humilhação, está em desvantagem no trabalho e ganha menos", disse.
Permitida a reprodução do texto, desde que contenha a assinatura Agência ALEMS.
Crédito obrigatório para as fotografias, no formato Nome do fotógrafo/ALEMS.
Crédito obrigatório para as fotografias, no formato Nome do fotógrafo/ALEMS.