Teruel cobra volta imediata de 49 internos à Colônia Penal da Capital

Imagem:
08/10/2009 - 11:28 Por: Aline Kraemer    Foto: Giuliano Lopes

O deputado Pedro Teruel, líder do PT, usou a tribuna da Assembléia Legislativa nesta quinta-feira, dia 8 de outubro, para solicitar imediatamente, o retorno de 49 detentos para a Colônia Penal de Campo Grande.

O deputado iniciou sua fala lendo uma carta assinada pelos 49 detentos, que foram transferidos no dia 1º de outubro, do presídio semi-aberto de Campo Grande para o regime fechado de Dois Irmãos do Buriti.

No dia 30 de setembro, Campo Grande recebeu o Mutirão Carcerário, que objetiva identificar os presos que tem direito à progressão. Neste dia, o mutirão constatou a super lotação no semi-aberto e propôs melhorias imediatamente.

“Esse mutirão tem que vir juntamente com o Orçamento da União, uma cobrança enfática, do ministro Tarso Genro. Ele não percebeu ainda que Mato Grosso do Sul está abrigando pessoas que cometeram delitos de vários países, que temos uma lotação excedente por ser região de fronteira seca e uma grande quantidade de pessoas que transportam drogas. O mutirão veio com boa intenção de progressão de pena, mas o que aconteceu foi a inversão da situação”, desabafa Teruel.

De acordo com o parlamentar, eles estão cumprindo o Regime Disciplinar Diferenciado (RDD). “O problema é que esses detentos foram transferidos para um regime fechado, onde não tem nem colchão para dormir e ainda estão acometidos pela tuberculose e outras enfermidades. Eles estão implorando, porque estão pagando por um problema disciplinar que não tem culpa. Eles não tem culpa do sistema semi-aberto estar super-lotado. Em vez de colocar em liberdade, pioraram a situação”, reclama.

Ele defendeu a volta imediata dos 49 detentos para o semi-aberto, que é um direito deles. “Pelo menos eles terão colchão e não correrão tanto risco de vida. Rapidamente o judiciário tem que tomar providências para que esses detentos voltem ao regime semi-aberto”, cobrou.
Permitida a reprodução do texto, desde que contenha a assinatura Agência ALEMS.
Crédito obrigatório para as fotografias, no formato Nome do fotógrafo/ALEMS.