Tita pede prioridade para centro para tratar dependente químico

Imagem:  Deputado Diogo Tita
Deputado Diogo Tita
03/11/2009 - 10:33 Por: Edivaldo Bitencourt    Foto: Giuliano Lopes

O deputado estadual Diogo Tita (PPS) defendeu que o Governo do Estado priorize investimentos para a construção de um centro de tratamento de dependentes químicos em Mato Grosso do Sul. Durante discurso no grande expediente, durante o grande expediente da sessão desta terça-feira, o parlamentar destacou que apenas organizações não-governamentais garantem a assistência e o tratamento de viciados em drogas.

Tita considerou pouco o Governo federal garantir recursos para o tratamento de 12 mil dependentes no País. Ele frisou que a maioria das famílias tem problemas ou conhece alguém com problema com as drogas.

O ministro da Saúde, José Gomes Temporão, anunciou, na quarta-feira passada, R$ 110 milhões para atender usuários de crack e garantirá a ativação de mais 2,5 mil novos leitos. No entanto, Tita considerou que o número total de 12 mil é muito pouco.

Ele citou o trabalho realizado quando era prefeito de Paranaíba, que só conseguiu encaminhar os dependentes químicos para São José do Rio Preto (SP). Tita defendeu a aprovação de emenda ao Orçamento Geral do Estado de sua autoria, que destina R$ 20 milhões para a implantação e aquisição de equipamentos para um centro com capacidade para 200 leitos no Estado.

O deputado Júnior Mochi (PMDB) destacou a falta de políticas adequadas de saúde pública para atender esta área. Ele e o deputado Professor Rinaldo, líder do PSDB, destacaram que apenas organizações não-governamentais garantem o tratamento dos dependentes químicos.

Já o deputado Onevan de Matos (PSDB) ressaltou que o mais importante é priorizar o combate ao tráfico de drogas. "As fronteiras estão abertas", disse, destacando que o mais importante é evitar que a droga chegue ao cidadão.
Permitida a reprodução do texto, desde que contenha a assinatura Agência ALEMS.
Crédito obrigatório para as fotografias, no formato Nome do fotógrafo/ALEMS.