Para Biffi, investimentos em educação vão recuperar atraso de MS

Imagem:
05/11/2009 - 20:49 Por: Fabiana Silvestre    Foto: Giuliano Lopes

O deputado federal Antônio Carlos Biffi (PMDB) defendeu na noite desta quinta-feira (05), durante o lançamento do Fórum Mundial de Educação Profissional e Tecnológica, a formação técnica como alternativa profissional aos jovens brasileiros.

Para o parlamentar, membro da Comissão de Educação e Cultura (CEC) da Câmara dos Deputados, os investimentos do governo federal têm garantido não somente o resgate, mas a consolidação da escola técnica. Biffi relatou projetos na Câmara que contemplam a expansão dessas instituições de ensino.

"Todos esses investimentos, nunca vistos antes no país, são importantes para recuperar o atraso de Mato Grosso do Sul", disse. O deputado informou que uma das ações do Programa Brasil Profissionalizado, do governo federal, é a contratação de 62 mil profissionais. "E onde não tem escola técnica, as escolas de nível médio vão receber recursos para se adequarem a oferecer a formação técnica", reiterou.

Biffi afirmou ainda que Dourados, Naviraí, Chapadão do Sul e Camapuã, que não dispõem de escolas técnicas, receberão quatro "grandes laboratórios", com oferecimento de cursos em áreas como ciências, física, química e biologia.

Brasil Profissionalizado

Mais de R$ 500 milhões foram repassados pelo Ministério da Educação para estimular a implementação de ensino médio integrado à educação profissional nos estados.

Os recursos devem ser empregados em obras de infraestrutura, desenvolvimento de gestão, práticas pedagógicas e formação de professores. Até 2011, devem ser investidos mais R$ 900 milhões nos estados e municípios.
Permitida a reprodução do texto, desde que contenha a assinatura Agência ALEMS.
Crédito obrigatório para as fotografias, no formato Nome do fotógrafo/ALEMS.