Instituto Federal de MS inicia aulas em 2010

Imagem:
05/11/2009 - 21:47 Por: Fabiana Silvestre    Foto: Giuliano Lopes

As aulas do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) começam em fevereiro de 2010, no município de Nova Andradina. Segundo o reitor do IFMS, Marcus Aurelius Serpe, a implantação dos sete campi no Estado será de forma gradativa e atenderá cerca de 6 mil alunos - 4 mil em Campo Grande e dois mil nas demais unidades.

O reitor informou, durante o lançamento do Fórum Mundial de Educação Profissional e Tecnológica, esta noite, na Assembleia Legislativa, que a escolha dos cursos a serem oferecidos foi feita de acordo com as peculiaridades de cada cidade e as demandas profissionais.

"A implantação das unidades contribuirá para a diversificação da economia do Estado, para que saia do binômio boi-soja e atraia novos empreendimentos", disse Serpe.

Esta também é a expectativa da secretária estadual de Educação, Maria Nilene Badeca da Costa. Segundo ela, a instalação das sete unidades do IFMS possibilitará a inclusão social profissional e o acesso dos jovens às inovações tecnológicas e científicas.

A secretária disse que a falta de qualificação profissional é queixa comum entre os empresários que pretendem se instalar em Mato Grosso do Sul e reiterou que a mão de obra qualificada será absorvida por empreendimentos nos segmentos de agroenergia, indústrias, siderúrgicas e turismo, entre outros.

Atualmente, são oferecidos pela Secretaria Municipal de Educação 14 cursos de educação técnica profissional, distribuídos em 19 escolas.

Implantação

Estão sendo instalados sete campi do IFMS, nos municípios de Aquidauana, Campo Grande, Corumbá, Coxim, Corumbá, Ponta Porã e Três Lagoas. O instituto vai oferecer cursos técnicos de nível médio, além de cursos superiores de tecnologia, engenharias, licenciaturas e pós-graduação.

Em Campo Grande, a área doada pela prefeitura fica próxima ao Aeroporto Internacional. Serão construídos 16 blocos com salas de aula para abrigar os 3.600 alunos previstos até 2014.

O projeto prevê ainda laboratórios, restaurante, auditório, áreas de convivência e quadras poliesportivas. O prédio da reitoria será instalado em outra área, que já foi adquirida pelo governo federal (atualmente a direção do IFMS funciona em uma sede provisória, na Avenida Afonso Pena, 775, bairro Amambai).

Em Ponta Porã, Coxim, Aquidauana, Três Lagoas e Corumbá, as áreas também já foram definidas. Esses campi terão a mesma infraestrutura, com três blocos, auditório, laboratórios e setor administrativo. O projeto pedagógico e o número de vagas estão definidos, bem como os cursos a serem oferecidos, que foram discutidos juntamente com as lideranças e a sociedade civil de cada município, mediante realização de audiências públicas.

(*)Com informações da assessoria de imprensa do IFMS.
Permitida a reprodução do texto, desde que contenha a assinatura Agência ALEMS.
Crédito obrigatório para as fotografias, no formato Nome do fotógrafo/ALEMS.