Corrêa cobra explicações sobre apagão em 12 estados e no DF

Imagem: Deputado Paulo Corrêa
Deputado Paulo Corrêa
11/11/2009 - 10:11 Por: Edivaldo Bitencourt    Foto: Giuliano Lopes

O deputado estadual Paulo Corrêa (PR) cobrou explicações para o blecaute, que deixou 12 estados e o Distrito federal às escuras ontem à noite. Durante o grande expediente da sessão ordinária de hoje, o parlamentar afirmou que o problema pode estar relacionado ao problema de gerenciamento das redes de distribuição de energia no País.

O parlamentar relatou que o ONS (Operador Nacional do Sistema), o Ministério das Minas e Energia e a Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) não tinham a causa do problema, que pode ser tempestade ou raio.

Ele destacou que as pessoas e as empresas tiveram transtornos e prejuízos com o apagão, que durou aproximadamente duas horas. Corrêa destacou que o sul-mato-grossense merece explicações, já que paga uma das tarifas mais caras do País.

O deputado Reinaldo Azambuja (PSDB) ressaltou que o blecaute preocupa o País, porque não encontraram as causas. Paulo Corrêa complementou que além dos reservatórios cheios, o Brasil adotou o horário de verão para evitar problemas semelhantes ao registrado ontem.

Alternativas - Corrêa citou alternativas para elevar a produção de energia elétrica no País. Citou a usina inaugurada ontem em Chapadão do Sul que irá gerar energia a partir da queima da palha da cana-de-açúcar.

E ainda completou com a construção de 52 pequenas centrais hidrelétricas (PCHs) no Estado, que poderão elevar a produção própria de 15% para 40%. Atualmente, Mato Grosso do Sul importa 85% da energia consumida.
Permitida a reprodução do texto, desde que contenha a assinatura Agência ALEMS.
Crédito obrigatório para as fotografias, no formato Nome do fotógrafo/ALEMS.