Presídio Federal tem relação com violência local, diz advogado

Imagem: Gustavo Giacchini
Gustavo Giacchini
13/11/2009 - 11:25 Por: Adriano Furtado    Foto: Giuliano Lopes

O advogado Gustavo Giacchini, coordenador MS Contra a Violência, movimento ligado a OAB/MS, acredita que a instalação do Presídio Federal em Campo Grande tem relação com o aumento da violência registrada na capital.

Pela experiência como operador de direito, ele conclui que a transferência de criminosos de alta periculosidade é responsável pela entrada de mais armas e mais drogas na cidade.

Giacchini pediu que o Governo Federal destine mais verbas de seus orçamentos para ações de combate a violência em Mato Grosso do Sul como forma de compensação.

Já o delegado da Polícia Federal Fabrício Martins Rocha defendeu que não há registros que confirmem relação entre o aumento da violência e a presença de criminosos de outros estados no Presídio Federal.

Ele destacou como vantagem da unidade prisional a rapidez para transferir de qualquer presídio estadual para o federal presos causadores de tumultos ou rebeliões.

A Assembléia Legislativa de Mato Grosso do Sul realiza audiência pública para debater a transferência de presos para o Presídio Federal de Campo Grande, proposta pelo deputado estadual Marquinhos Trad (PMDB).
Permitida a reprodução do texto, desde que contenha a assinatura Agência ALEMS.
Crédito obrigatório para as fotografias, no formato Nome do fotógrafo/ALEMS.