Agência Nacional de Águas sugere programa de gestão para Guariroba

Imagem:
23/11/2009 - 10:51 Por: Adriano Furtado    Foto: Giuliano Lopes

O presidente da Agência Nacional de Águas (ANA), José Machado, pediu a gestão integrada dos recursos hídricos por meio do pacto federativo. Ele não acredita no concretização de uma política nacional sem a participação dos estados. O presidente da ANA elogiou o trabalho dos senadores Renato Casagrande e Marisa Machado e disse que são poucas assembleias legislativas que se preocupam em discutir as questões relativas ao uso de água.

José Machado sugeriu que Campo Grande implante na bacia do córrego Guariroba o Programa Produtor de Água, desenvolvido pela Agência Nacional de Águas. O projeto incentiva produtores rurais a adotarem boas práticas de conservação de água e solo, por meio de compensação financeira. O presidente da ANA falou durante a abertura do 2º Ciclo de Debates sobre a Gestão Integrada de Recursos Hídricos no Brasil, realizado na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul.

Preservação - Já o presidente da Associação Brasileira de Recursos Hídricos (ABRH), Fracisco Assis de Souza, ressaltou que a água é um recurso fundamental para a economia e a sua utilização gera conflitos. O secretário de Recursos Hídricos do Ministério do Meio Ambiente, Vicente Andrew, falou da importãncia de estabelecimento dos cálculos de vazão ecológica para a proteção de recursos ambientais da Bacia Pantaneira.

O secretário adjunto de Meio Ambiente do Estado, Márcio Campos Monteiro, garantiu que o governo vem desenvolvendo ações decisivas em defesa dos recursos hídricos, como a implementação de comitês de bacias hidrográficas; apoio à formação de consórcios intermunicipais e incentivo para a recuperação do Rio Taquari.
Permitida a reprodução do texto, desde que contenha a assinatura Agência ALEMS.
Crédito obrigatório para as fotografias, no formato Nome do fotógrafo/ALEMS.