Marquinhos Trad vai acompanhar reajuste de tarifas da Enersul

Imagem: Deputado Marquinhos Trad
Deputado Marquinhos Trad
25/11/2009 - 11:21 Por: Adriano Furtado    Foto: Giuliano Lopes

O deputado estadual Marquinhos Trad (PMDB) anunciou durante as explicações pessoais na sesão ordinária desta quarta-feira, dia 25, que irá encaminhar à Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) pedido de vistas e cópia da documentação anexa ao processo de reajuste anual da tarifa cobrada pela Empresa Energética de Mato GRosso do Sul (Enersul).

Neste ano, a tarifa de energia cobrada dos 740 mil consumidores sul-mato-grossenses de 73 municípios ficou congelada. No entanto, durante o processo de definição do reajuste, a concessionária pediu aumento de 23,68%.

A nova tarifa entrará em vigor em 8 de abril de 2010. O deputado, que foi relator da CPI da Enersul, prometeu ficar vigilante para evitar aumento no custo. Ele explicou que a empresa ainda tem R$ 80 milhões para devolver aos clientes. O total cobrado indevidamente, conforme a Aneel, foi de R$ 191 milhões.

Considerando-se o cálculo da tarifa, que é feito com base na cotação do dólar, que teve desvalorização de 30%, e do IGPM (Índice Geral de Preços de Mercado), o deputado estima que poderá ocorrer redução de 3% na tarifa atual.

Ele pediu o apoio e a vigilância dos demais parlamentares para que os valores não sofram nenhum reajuste.

Marquinhos Trad encaminhou pedido de vista ao processo de reajuste tarifário por meio da Assembléia Legislativa e do gabinete do deputado federal Nelson Trad (PMDB/MS).
Permitida a reprodução do texto, desde que contenha a assinatura Agência ALEMS.
Crédito obrigatório para as fotografias, no formato Nome do fotógrafo/ALEMS.