Kemp afirma que criminalidade aumentou e cobra ações da Sejusp

Imagem:
08/12/2009 - 11:28 Por: Edivaldo Bitencourt    Foto: Giuliano Lopes

O deputado estadual Pedro Kemp (PT) afirmou, durante o grande expediente da sessão ordinária desta terça-feira, que a criminalidade aumentou em Mato Grosso do Sul nos últimos três anos. "A situação é de calamidade", ressaltou, cobrando reação da Sejusp (Secretaria Estadual de Justiça e Segurança Pública).

O assunto causou polêmica no plenário. O deputado Onevan de Matos (PSDB) reagiu às críticas e defendeu a política do governador André Puccinelli (PMDB). "Só não enxerga quem não quer enxergar os investimentos feitos em viaturas e na contratação de mil novos policiais", ressaltou o tucano.

Os deputados estaduais Coronel Ivan (PRTB), Antônio Braga (PDT), Akira Otsubo, líder do PMDB, e Marquinhos Trad (PMDB) também se manifestaram sobre a polêmica.

Denúncias - Kemp citou matéria do site Campo Grande News, de ontem, que revelou o não atendimento de 400 chamadas pela Polícia Militar no fim de semana na Capital porque as viaturas estariam encostadas para revisão ou manutenção.

Ele ainda citou reunião dos moradores do seu bairro, o Carandá Bosque, para discutir segurança pública. Além das reclamações do encontro sobre o aumento da violência, o encontro terminou com os policiais cobrando mais viaturas, efetivo e estrutura para o trabalho de prevenção. "Para espanto dos moradores, houve tremendo bate boa entre os agentes de segurança", destacou.

Kemp ainda citou o exemplo de uma comerciante do bairro que foi alvo dos assaltantes em 10 ocasiões. O petista contou que houve reclamações sobre falta da segurança de moradores da Capital e do interior.

Repercussão - Marquinhos Trad citou outras reportagens alertando para o problema, como uma publicada em 10 de outubro deste ano. Na época, segundo o peemedebista, a oficina não tinha condições de atender a demanda, já que são mais de 300 veículos da Renault. Somente para a troca de óleo, a viatura fica encostada dois dias.

Coronel Ivan ressaltou que o Governo faz investimentos em segurança pública, mas falta motivação, gerenciamento e planejamento estratégico para adotar as ações de prevenção e repressão à violência. Ele disse ainda que o comandante passado da PM acabou com os grupos de motocicletas e cavalaria.

Braga disse uma pesquisa popular pode atestar qual Governo foi melhor na área, o ex-governador Zeca do PT ou André Puccinelli. Ele disse que a população reclama da falta de ação da segurança pública em todo o Estado. Ele destacou que o Governo anterior construiu três presídios, enquanto o atual retirou o Funresp (fundo da segurança pública) da Sejusp.

Defesa - O líder do Governo, deputado Youssif Domingos (PMDB), anunciou que amanhã rebaterá os pontos negativos apresentados por Kemp. O parlamentar antecipou que as críticas não procedem.

Akira Otsubo afirmou que o problema é administrativo. Só existe uma oficina credenciada para realizar a manutenção das viaturas. "Discordo que a segurança pública piorou neste Governo", ressaltou.

Matos também defendeu o Governo. Ele destacou os investimentos feitos na área são significativos. Frisou que furtos, roubos, latrocínios e homicídios sempre existiram e ocorrem em todo o País, com vários estados tendo problemas em resolver a questão da segurança pública, como Rio de Janeiro e São Paulo. "No Governo anterior, as viaturas ficavam quebradas", afirmou.
Permitida a reprodução do texto, desde que contenha a assinatura Agência ALEMS.
Crédito obrigatório para as fotografias, no formato Nome do fotógrafo/ALEMS.