Projetos do Executivo prevêem aumento de 9,73% aos professores

Imagem: Governador André Puccinelli e Deputado Jerson Domingos
Governador André Puccinelli e Deputado Jerson Domingos
09/12/2009 - 11:10 Por: Edivaldo Bitencourt    Foto: Giuliano Lopes

O governador André Puccinelli (PMDB) entregou, durante a sessão ordinária de hoje, os projetos de lei complementar e de lei que concedem aumento salarial de 9,73% aos 17 mil professores da rede pública estadual a partir de 1º de janeiro. A entrega foi acompanhada por diretores, diretores adjuntos e secretários das 366 escolas públicas do Estado.

Durante o discurso, o governador afirmou que a prioridade é melhorar o ensino médio, que é de competência do Estado pela legislação federal. Ele ressaltou que o aumento representa acréscimo de R$ 6 milhões por mês na folha de pagamento do magistério.

"Este Governo sempre cumpriu o que foi combinado. Não houve nenhum dia de greve dos servidores nos três anos de meu GOverno", destacou, sobre o acordo firmado com a Fetems (Federação dos Trabalhadores em Educação de Mato Grosso do Sul).

"Todas as categorias terão aumento acima da inflação", prometeu. O restante dos 63 mil servidores terá aumento nos vencimentos a partir de maio de 2010. Somente os salários do governador e do vice-governador, segundo Puccinelli, permanecerão congelados em 2010.

Educação - Segundo a secretária estadual de Educação, Maria Nilene Badeca da Costa, o reajuste ficou acima do solicitado pelo sindicato, que foi de 4,09%. O reajuste foi de 4,5%.

Além disto, o projeto prevê a incorporação de 20% da regência de classe (gratificação paga ao professor que fica na sala de aula) ao vencimento. Só restante 40% de adicional. Com a incorporação e mais a reposição da inflação, os docentes terão aumento de 9,73% nos salários.

Além disto, os diretores, adjuntos e secretários das escolas terão as gratificações pagas corrigidas em 15% e 30% a partir de janeiro.

Os dois projetos serão votados ainda hoje em regime de urgência. Eles já foram aprovados em primeira discussão durante a sessão extraordinária.
Permitida a reprodução do texto, desde que contenha a assinatura Agência ALEMS.
Crédito obrigatório para as fotografias, no formato Nome do fotógrafo/ALEMS.