Presidente da Federação Espírita lembra 100 anos de Chico Xavier

Imagem: Maria Túlia Bertoni
Maria Túlia Bertoni
08/04/2010 - 10:28 Por: Edivaldo Bitencourt    Foto: Giuliano Lopes

Na sessão desta quinta-feira, a Assembléia Legislativa de Mato Grosso do Sul lembrou os 100 anos de Francisco Cândido Xavier, o famoso médium conhecido como Chico Xavier. A presidente da Federação Espírita de Mato Grosso do Sul, Maria Túlia Bertoni, falou sobre a vida, a história e o exemplo de Chico Xavier.

Ela ocupou a tribuna a pedido da deputada estadual Celina Jallad (PMDB). O médium, que faleceu aos 92 anos de idade em 30 de junho de 2002, completoaria 100 anos em 2 de abril deste ano.

Segundo Maria Túlia, ele contribuiu para a divulgação do espiritismo, instituído por Alan Kardec em 1857, no Brasil. Atualmente, são 12 mil instituições no País e 205 casas espíritas em Mato Grosso do Sul.

Ela citou frases e depoimentos do médium para destacar o seu exemplo de vida, que teve uma vida modesta, apesar de ser autor de 451 livros e ter vendido mais de 30 milhões de cópias. Ele sempre se manteve com o salário recebido do Ministério da Agricultura.

"O trabalho de Chico Xavier ultrapassou dimensões", destacou Maria Túlia. Ela entregou dois exemplares do livro "O Evangelho segundo o Espiritismo" ao presidente em exercício, deputado estadual Pedro Kemp (PT). Os livros vão ficar a disposição na biblioteca do legislativo estadual.

Kemp ressaltou que Chico Xavier foi um ilustre brasileiro e fez muita caridade. "Teve uma vida iluminada, humilde, simples e dedicada", destacou o petista.
Permitida a reprodução do texto, desde que contenha a assinatura Agência ALEMS.
Crédito obrigatório para as fotografias, no formato Nome do fotógrafo/ALEMS.