Habitação deve ser prioridade como educação e saúde, diz Marun

Imagem: Deputado Carlos Marun
Deputado Carlos Marun
22/04/2010 - 11:10 Por: Edivaldo Bitencourt    Foto: Giuliano Lopea

O deputado estadual Carlos Marun (PMDB) afirmou, durante o grande expediente da sessão ordinária desta quinta-feira, que a habitação deve ser prioridade como educação e saúde. Ele defendeu a aprovação da PEC (Proposta de Emenda Constitucional) para vincular 2% das receitas da União, 1% dos estados e 1% dos municípios na construção de moradias.

Ele disse que a vinculação garantiu melhorias na saúde e educação. E destacou que a situação no SUS (Sistema Único de Saúde) seria muito pior hoje se não houvesse a vinculação da receita.

Marun destacou que o governador André Puccinelli (PMDB) foi o único a participar de audiência pública para debater a PEC e se manifestar publicamente pela vinculação orçamentária. Os governadores de São Paulo (José Serra), da Bahia (Jacques Wagner) e do Rio Grande do Sul (Yeda Crusius) não participaram dos debates, segundo o parlamentar.

Para o deputado Júnior Mochi (PMDB), a casa é o marco e o início de tudo para as famílias. Além de gerar empregos, a habitação garante qualidade de vida.

Já o deputado Amarildo Cruz (PT) voltou a citar dados da ONU Habitar, de que 10,4 milhões de pessoas deixaram de morar em favelas no Brasil nos últimos anos. Ele destacou que a entidade citou com uma das principais causas é o programa Minha Casa Minha Vida, do Governo federal.
Permitida a reprodução do texto, desde que contenha a assinatura Agência ALEMS.
Crédito obrigatório para as fotografias, no formato Nome do fotógrafo/ALEMS.