Deputada cobra agilidade na certificação da melancia de Eldorado

Imagem: Mara cobra agilidade na certificação e conclusão do zoneamento agrícola
Mara cobra agilidade na certificação e conclusão do zoneamento agrícola
18/08/2011 - 11:36 Por: Fernanda França - Assessoria de Imprensa    Foto: Giuliano Lopes

A deputada estadual Mara Caseiro (PTdoB) está cobrando agilidade na finalização do processo de zoneamento agrícola e obtenção da Identificação Geográfica da melancia no município de Eldorado, maior produtor da cultura em Mato Grosso do Sul.

Segundo o presidente da APEL (Associação dos Produtores de Melancia de Eldorado), Roberto Luiz Bottega, os trabalhos para obtenção da Indicação Geográfica iniciaram-se em março de 2010, com a capacitação de técnicos da Agraer (Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural), Secretaria Municipal da Agricultura e produtores.

A iniciativa tem o objetivo de complementar o projeto de implantação do zoneamento agrícola da melancia no município.

Desde o ano passado, Mara Caseiro, que já foi prefeita do município por oito anos, tem se articulado com o diretor da Agraer, José Antônio Roldão, para obtenção destes títulos.

Ela apresentou, na sessão desta quinta-feira (18), indicação ao superintendente federal do Ministério da
Agricultura, Orlando Baez, e ao diretor-presidente da Agraer, solicitando agilidade neste processo.

A Indicação Geográfica é a identificação de um produto como originário de um local, região ou país, conferindo a ele uma identidade própria.

O nome geográfico utilizado junto ao produto estabelece uma ligação entre as suas características e a sua origem, criando, consequentemente, um fator diferenciador entre aquele produto e os demais disponíveis no mercado, tornando-o mais atraente e confiável.

Segundo Mara Caseiro, só a partir da obtenção desta certificação, os 34 produtores associados à APEL poderão exportar o produto para países como a Argentina e o Paraguai.

Logo após a capacitação dos técnicos, no início dos trabalhos, foi realizado um encontro dos produtores com uma equipe do Ministério da Agricultura, em que foram demandados serviços de apoio ao sistema produtivo da melancia no município.

“Nesta reunião foram acordadas entre o ministério e os agricultores as etapas de trabalho que seriam necessárias para a obtenção da Identificação Geográfica, como o zoneamento agrícola da melancia, a produção integrada de frutas e o requerimento do certificado de sanidade e do certificado fitossanitário de origem no intuito de subsidiar a exportação de produtos à Argentina e ao Paraguai”, explica a gestora de desenvolvimento rural da Agraer de Eldorado, Eliziane Wits.

Entre os benefícios que a Indicação Geográfica pode gerar ao produtor estão a valorização do território, o aumento do valor agregado e da qualidade do produto, que passa a ser submetido a controles de produção e elaboração, e a facilidade na divulgação da melancia produzida.

De acordo com Bottega, o processo para obtenção da Indicação Geográfica a aquisição do zoneamento agrícola é de muita importância para os produtores.

Segundo ele, trata-se de um ponto fundamental para a inserção dos agricultores familiares no processo de produção, uma vez que os bancos e demais agentes financeiro estão condicionando a concessão do crédito rural e seguro agrícola ao uso do zoneamento.

Além disso, o zoneamento agrícola orienta o produtor sobre a época mais propícia para se plantar uma determinada cultura, dirimindo os efeitos negativos do clima.

O município de Eldorado é responsável atualmente pela produção de grande parte da melancia consumida no Estado e possui uma área aproximada de 550 hectares de plantio da cultura. A atividade é executada basicamente por agricultores familiares tradicionais.

“Estamos trabalhando efetivamente junto ao diretor da Agraer, Roldão, para obtenção destes certificados, que são de extrema importância para os produtores de melancia do município de Eldorado”, comentou a deputada Mara Caseiro.

Recentemente, após articulação de Mara e Roldão, o governador André Puccinelli (PMDB) liberou uma carreta para atender aos produtores de melancia de Eldorado e Mundo Novo.
As matérias no espaço destinado à Assessoria dos Parlamentares são de inteira responsabilidade dos gabinetes dos deputados.