Parceria vai melhorar gestão escolar em MS

Imagem: Mara Caseiro representa a AL na assinatura da parceria
Mara Caseiro representa a AL na assinatura da parceria
26/10/2011 - 11:44 Por: Assessoria de Imprensa    Foto: Edemir Rodrigues

Mato Grosso do Sul é o primeiro Estado de um total de seis a lançar o projeto “Jovem de Futuro” em parceria com o Instituto Unibanco. A ação vai beneficiar em dois anos um total de 85 mil Alunos de 299 escolas estaduais que oferecem o Ensino Médio.

A parceria foi firmada ontem (25) entre o governo do Estado, Instituto Unibanco e o Ministério da Educação, para a transferência de tecnologia social. A deputada estadual Mara Caseiro (PTdoB) representou a Assembleia Legislativa durante a cerimônia, que aconteceu no Centro de Convenções Rubens Gil de Camilo, em Campo Grande.

De acordo com a superintendente do Instituto Unibanco, Wanda Engel, o objetivo do projeto Jovem de Futuro é transferir uma tecnologia social que oferece às escolas toda a capacitação e assessoria técnica para planejar e executar propostas de melhorias de resultados de seus desempenhos.

A iniciativa vai contar também com aporte financeiro para auxiliar as ações previstas no plano, por meio do MEC (Ministério da Educação).

“A proposta é fazer com que as escolas melhorem em três anos o desempenho dos seus alunos. Eles terão a oportunidade de ingressar, ter bom desempenho e terminar o ensino médio que hoje é passaporte mínimo para entrar no mercado de trabalho”, afirmou.

Mato Grosso do Sul apostou na proposta e vai universalizar a iniciativa em três anos. De acordo com a secretária de Estado de Educação, Maria Nilene Badeca da Costa, o projeto Jovem de Futuro será implantando em 100 escolas estaduais, mas o objetivo é chegar a 100% até o ano de 2014.

O projeto prevê que as escolas atendidas recebam apoio técnico e financeiro, equivalente a R$ 100/ano/aluno, para desenvolvimento de um plano estratégico de melhoria de resultados, com duração de três anos.

A execução das ações está orientada para o alcance de algumas metas fundamentais: reduzir em 40% os índices de evasão/abandono escolar desta etapa de escolaridade, aumentar a média do ensino médio da escola em, no mínimo, 25 pontos e diminuir em 50% o percentual de alunos no padrão de desempenho “baixo” nas disciplinas avaliadas.

Como consequência, o projeto tem ainda como meta a melhoria do Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) das escolas envolvidas. As escolas têm autonomia para decidir como os recursos serão aplicados, de modo a suprir as principais lacunas que comprometem o desempenho dos alunos.

Em seu discurso, a deputada Mara Caseiro destacou a preocupação do governador André Puccinelli (PMDB) e a secretária Nilene Badeca com projetos complementares voltados para a educação em Mato Grosso do Sul.
“Investir em educação é investir no futuro das novas gerações”, enfatizou.
As matérias no espaço destinado à Assessoria dos Parlamentares são de inteira responsabilidade dos gabinetes dos deputados.