Frente parlamentar planeja mobilização integrada contra as drogas

Imagem: Deputados debatem projetos com secretária Nilene Badeca
Deputados debatem projetos com secretária Nilene Badeca
21/03/2012 - 20:00 Por: Fernanda França - Assessoria de Imprensa    Foto: Fernanda França

Os integrantes da Frente Parlamentar de Enfrentamento às Drogas estão planejando promover uma grande mobilização contra o consumo e o tráfico de entorpecentes em Mato Grosso do Sul, a ser realizada em junho, durante a Semana de Combate ao Crack.

O ato público deve contar com a participação não só do Poder Legislativo, mas do Ministério Público, Judiciário, OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), secretarias municipais e estaduais, além de militantes da causa e estudantes.

O assunto foi discutido na tarde desta quarta-feira (21), durante reunião com a secretária de Educação, Nilene Badeca, a secretária adjunta, Cheila Vendrami e técnicos da pasta, da qual participaram os deputados Mara Caseiro (PTdoB), Dione Hashioka (PSDB), Rinaldo Modesto (PSDB) e Eduardo Rocha (PMDB).

Mara defendeu uma ampla participação de todos os poderes políticos e administrativos de Mato Grosso do Sul, uma mobilização envolvendo escolas, unidades de tratamento, e toda a sociedade, na tentativa de promover a conscientização dos males que droga traz às famílias.

“Temos que administrar egos, unir os poderes, e ir para cima, porque a droga está devastando nossa sociedade. Acho que esta união de forças está faltando aqui em Mato Grosso do Sul”, afirmou.

A deputada lembrou que realizou diversas audiências públicas no ano passado, com o objetivo de debater a questão com especialistas e envolvidos na causa, mas que agora é preciso dar respostas concretas à sociedade.

Mara Caseiro e os demais integrantes da frente parlamentar pretendem propor à Mesa Diretora da Assembleia participar ativamente desta mobilização, fornecendo material de divulgação nos moldes a campanha “Paz no Trânsito”, promovida recentemente.

“Só com a mobilização e participação de todos vamos conseguir alertar nossa juventude sobre essa praga que destrói tantas famílias”, reforçou a deputada.

A secretária Nilene Badeca também fez, durante a reunião, uma exposição aos deputados sobre os programas realizados e elaborados pelo governo nesse sentido.

Ela citou o Proerd (Programa Educacional de Resistência às Drogas), o programa Estudante Consciente – MS sem Drogas e o projeto de Justiça Restaurativa, proposto pelo desembargador Joenildo de Souza Chaves e pelo promotor Sérgio Harfouche, onde as brigas e questões de violência são resolvidas dentro da própria unidade escolar.
As matérias no espaço destinado à Assessoria dos Parlamentares são de inteira responsabilidade dos gabinetes dos deputados.