Deputada quer explicações do governo sobre ações contra as drogas

Imagem: Mara Caseiro quer mais detalhes sobre as ações contra as drogas no Estado
Mara Caseiro quer mais detalhes sobre as ações contra as drogas no Estado
17/04/2013 - 12:55 Por: Fernanda França    Foto: Fernanda França

A deputada estadual Mara Caseiro (PTdoB) ocupou a tribuna nesta quarta-feira (17) para sugerir que a Frente Parlamentar de Combate às Drogas convide representantes do governo do Estado para dar explicações a respeito das ações que estão sendo desenvolvidas no combate e prevenção ao uso de entorpecentes.

“Acho que está na hora da Frente Parlamentar se reunir e chamar os secretários de Saúde, Educação, de Assistência Social, da Segurança Pública, para nos informar quais as ações efetivas que estão sendo feitas para esse setor”, afirmou.

Ela destacou que hoje as drogas têm “consumido a juventude brasileira” e que a Assembleia Legislativa, junto com o governo estadual, precisa colaborar na adoção de medidas efetivas no combate e prevenção ao uso de entorpecentes.

“Discutimos muito essa temática no ano passado, mas não sabemos exatamente quais as ações estão sendo desenvolvidas, não temos essa prestação de contas, por isso seria muito importante ouvir os técnicos do governo”, enfatizou.

A deputada também lembrou que a presidente Dilma Rousseff lançou no fim de 2011 um conjunto de ações integradas para o combate ao crack, com orçamento de R$ 4 bilhões do governo federal. Com o lema “Crack, é possível vencer”, o programa possui três eixos: cuidado, autoridade e prevenção.

O primeiro é voltado ao tratamento dos usuários, com a ampliação e qualificação da rede de atenção e criação de uma rede de atendimento especializada chamada “Conte com a gente”.

Mara Caseiro quer saber se essa verba já chegou ao Estado e de que forma está sendo aplicado esse recurso. O programa prevê enfermarias especializadas em dependência química no Sistema Único de Saúde (SUS), com investimento de R$ 670,6 milhões. A previsão é de que sejam criados 2.462 leitos destinados ao tratamento de usuários de drogas.

Ela esteve conversando sobre essa questão com o presidente do Conselho Estadual Antidrogas, Sérgio Harfouche, que também está interessado em participar dessa prestação de contas, uma vez que também não está a par dos detalhes das ações de governo que estão sendo desenvolvidas para o combate e prevenção às drogas.
As matérias no espaço destinado à Assessoria dos Parlamentares são de inteira responsabilidade dos gabinetes dos deputados.