Mara Caseiro vai a reunião do Parlasul discutir novo estatuto da entidade

Imagem: Mara Caseiro representa Assembleia Legislativa de MS em reunião do Parlasul
Mara Caseiro representa Assembleia Legislativa de MS em reunião do Parlasul
25/02/2014 - 10:37 Por: Fernanda França    Foto: Patrícia Mendes

A deputada estadual Mara Caseiro (PTdoB) participou nesta segunda-feira (24), em Florianópolis, de reunião do Parlasul (Parlamento do Sul), órgão de coordenação que reúne representantes das Assembleias Legislativas de Santa Catarina, Mato Grosso do Sul, Paraná e Rio Grande do Sul. Na pauta, alterações e formalização do estatuto da entidade e discussões a respeito da eleição da nova diretoria, que acontece em maio.

Criado em 1999 com o objetivo de apoiar e implementar ações integradas entre os parlamentos estaduais, com vistas ao desenvolvimento comum, o Parlasul ainda não dispõe de um estatuto definido, apenas diretivas de atuação.

Ficou acordado que no dia 24 de março, deverá ocorrer novo encontro para dar os últimos encaminhamentos visando a formalização do estatuto, a partir de sugestões oriundas de todos os estados que integram o Parlasul.

Em maio, todo o processo deve ser finalizado, culminando com a XII Conferência da Unale (União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais), ocasião em que deve ser empossada a nova diretoria.

De acordo com Mara Caseiro, que representou o legislativo estadual de Mato Grosso do Sul durante o encontro, outras questões também entraram em pauta, como a construção de uma sede oficial para a instituição e a criação de um fundo para atender as demandas que se apresentam, além da apresentação de um relatório de atividades entre 2008 e 2013.

Também foi discutida a importância do fortalecimento do Parlasul, sobretudo no que diz respeito às ações integradas do Mercosul e fortalecimento estratégico do Rio Grande do Sul, Mato Grosso do Sul, Paraná e Santa Catarina.

“Entre essas ações está a aceleração do projeto da ferrovia que liga os estados participantes do Parlasul. O plano que prevê a expansão da malha ferroviária é estratégico, porque vai eliminar gargalos de logística e transportes que impedem o desenvolvimento econômico de toda a região”, finalizou.
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