Semana resgata a importância de brincar na infância

Imagem:
25/05/2010 - 11:26 Por: Juliana Turatti    Foto: Victor Chileno

A sessão plenária desta terça-feira (25/05) foi interrompida por dez minutos para que a coordenadora da Aliança pela Criança, a doutora em Educação Ângela Maria da Costa, fizesse uso da tribuna para falar da Semana do Brincar.

No dia 31 de maio é comemorado, em todo mundo, o Dia Internacional do Brincar. A ideia vem da Europa, onde se estipulou o último final de semana do mês de maio para a criança brincar. A Semana do Brincar em Campo Grande será comemorada com paletra no Anfiteatro do Centro de Ciências Humanas da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), dia 27, às 13h30. O tema da palestra é "Brincar, para que, por que e como Sendo, brincando", com a professora Jucimara Rojas, também doutora em Educação.

Já no sábado dia 29, das 13h às 17h, no Horto Florestal será realizada uma tarde de lazer "Me deixa brincar". As atividades serão gratuitas e abertas ao público.

A professora Ângela destacou que acredita firmemente que o adulto se forma de acordo com a infância que teve. "Não vemos mais crianças brincarem de roda; são crianças que estão com tantas atividades, que não vivem sua infância", frisou. Ângela ressaltou ainda que o resgate pela brincadeira deve começar nas escolas.

O Núcleo Regional do grupo Aliança pela Criança é um movimento mundial e que atua de maneira a facilitar a reflexão e a ação das pessoas que se preocupam com a infância.

No grande expediente, o deputado Junior Mochi (PMDB), usou a tribuna e destacou a importância da criança brincar, de interagir com outras crianças. "Está se perdendo uma fase fundamental na vida do ser humano", lembrou.

Serviço: Brinquedos estão sendo recolhidos no Diretório Acadêmico e no Departamento de Educação da UFMS para serem doados nas casas de abrigo de Campo Grande.
Permitida a reprodução do texto, desde que contenha a assinatura Agência ALEMS.
Crédito obrigatório para as fotografias, no formato Nome do fotógrafo/ALEMS.