Procurador e produtores rurais serão ouvidos dia 3 na CPI do Cimi

Imagem: Deputados da CPI durante a última oitiva
Deputados da CPI durante a última oitiva
29/10/2015 - 15:45 Por: Fernanda França    Foto: Roberto Higa

O procurador Emerson Kalif e os produtores rurais Vanth Vanni Filho e Mirian Alves Corrêa serão os próximos a serem ouvidos pela CPI do Cimi – Comissão Parlamentar de Inquérito que investiga se o Conselho Indigenista Missionário é culpado por incitar e financiar invasões de terras particulares em Mato Grosso do Sul.

De acordo com a presidente da comissão, deputada Mara Caseiro (PTdoB), as oitivas acontecem dia 3 de novembro, a partir das 14h, no plenário da Assembleia Legislativa.

Vanth é produtor rural em Sidrolândia. Já a propriedade de Mirian fica em Aquidauana. Ambos tiveram suas fazendas invadidas em 2013.

Até agora, 9 pessoas foram ouvidas pela CPI do Cimi. Os primeiros foram os jornalistas Lorenzo Carrasco e Nelson Barretto, estudiosos da questão fundiária e indígena.

Na semana seguinte, prestaram depoimento os produtores rurais Jucimara e Ricardo Bacha, que descreveram com detalhes a invasão e reintegração de posse ocorrida em 2013 na fazenda Buriti.

Na terceira rodada de depoimentos, foram ouvidos quatro lideranças indígenas e o delegado Alcídio de Souza Araújo, da Polícia Federal.

Além de Mara Caseiro, integram a CPI do Cimi os deputados Paulo Corrêa (PR), que é relator, Pedro Kemp (PT), Onevan de Matos (PSDB) e Marquinhos Trad (PMDB), que é vice-presidente da comissão.
As matérias no espaço destinado à Assessoria dos Parlamentares são de inteira responsabilidade dos gabinetes dos deputados.