Ferroviários denunciam precárias condições de trabalho

Imagem:
12/08/2008 - 12:24 Por: Adriana Orrico - Assessoria de Imprensa Deputado Amarildo Cruz (PT)    Foto: Vanessa Gama

Na sessão desta terça-feira (12), o deputado estadual Amarildo Cruz apontou uma série de irregularidades trabalhistas praticadas pela Ferrovia Novoeste S/S – ALL (América Latina Logística). Entre as reclamações dos ferroviários está o desrespeito à jornada de trabalho e ao descanso interjornada.

Por iniciativa do deputado, o diretor do Sindicato de Trabalhadores de Empresas Ferroviárias de Bauru, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul Roberto Mendes Teixeira relatou na tribuna as precárias condições de trabalho da categoria e pediu providências.

“Queremos que a Assembléia Legislativa tome uma atitude enérgica em relação aos descumprimentos denunciados, com medidas que defendam o interesse público, em especial dos trabalhadores, das atitudes ilegais praticadas pela ALL”, ressaltou o diretor sindical.

Entre as denúncias feitas ao Ministério Público do Trabalho estão: a concessão de férias sem o devido pagamento; o atraso de salários; a ausência de pagamento de adicional de insalubridade ou periculosidade; o não pagamento de horas extras, a falta de registro em Carteira de Trabalho; o descumprimento as cláusulas do Acordo Coletivo de Trabalho, entre outras.

“É inaceitável a forma como a empresa vem tratando seus funcionários, através de práticas ilegais e desrespeitando não só as questões trabalhistas, mas também os direitos humanos. Devemos cobrar respostas da ALL, que é a responsável pela manutenção das ferrovias”, afirma o deputado estadual Amarildo Cruz (PT), que tem apoiado a categoria.

Cerca de 400 ferroviários que trabalham no trecho que liga Corumbá (MS) a Bauru (SP) podem parar por tempo indeterminado caso não haja uma negociação com a empresa.

As matérias no espaço destinado à Assessoria dos Parlamentares são de inteira responsabilidade dos gabinetes dos deputados.