Assembleia irá à Aneel contra aumento abusivo na energia

Imagem: Marquinhos Trad pede para Assembleia se unir contra reajuste abusivo
Marquinhos Trad pede para Assembleia se unir contra reajuste abusivo
03/03/2011 - 11:46 Por: Paulo Fernandes    Foto: Giuliano Lopes

Uma comissão suprapartidária irá à Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica), em Brasília (DF), para acompanhar o reajuste da energia elétrica.

A solicitação para a formação da comissão com membros a serem indicados pelas lideranças de bancada foi feita nesta quinta-feira (3/3) pelo deputado Marquinhos Trad (PMDB), que foi relator da CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) da Enersul (Empresa de Energia Elétrica de Mato Grosso do Sul).

As indicações deverão ser feitas na próxima quinta-feira (10/3) e a data da viagem ainda não foi definida.

Marquinhos defendeu uma união de todos os deputados para evitar um aumento abusivo das contas de energia elétrica.

Segundo o deputado, erros na cobrança da tarifa de energia elétrica provocaram um rombo de R$ 7 bilhões em todo o País, cerca de R$ 80 milhões em Mato Grosso do Sul.

Por conta dessa discrepância de valores, descoberta na CPI das Tarifas de Energia Elétrica da Câmara dos Deputados, as contas no Estado deveriam ter redução de 10%.

A Aneel reconheceu que houve um erro, mas negou o direito de ressarcimento aos clientes pelos valores pagos indevidamente no período de 2002 a 2009. “Foi uma decisão surpreendente, irônica”, disse Marquinhos.

Para ele, a decisão contrariou a Constituição, o Código de Defesa do Consumidor, a Lei 8.987 (que regulamenta o regime de concessão de serviços públicos), contratos de resolução e as próprias resoluções da Aneel.

Marquinhos afirmou ainda que o órgão de regulação tem atuado em defesa das concessionárias.

O deputado também criticou a proposta da chamada tarifa amarela. A intenção é instituir cobranças diferenciadas conforme o horário do consumo, a exemplo do que acontece com a telefonia. Nos horários de picos, o valor pago pelo uso da energia elétrica seria maior.

“Isso é uma maquiagem para aumentar ainda mais o valor da energia elétrica. Eles querem que as pessoas tomem banho às 15h e que não assistam mais novela à noite. Querem mudar os nossos hábitos”, afirmou.

O discurso recebeu apartes dos deputados Laerte Tetila (PT), Alcides Bernal (PP) e Cabo Almi (PT). Todos manifestaram preocupação com o reajuste da tarifa.
Permitida a reprodução do texto, desde que contenha a assinatura Agência ALEMS.
Crédito obrigatório para as fotografias, no formato Nome do fotógrafo/ALEMS.