Junior Mochi discorre sobre reforma política em sessão plenária

Imagem: Parlamentar quer realizar audiência na Assembleia, com a participação do senador Francisco Dornelles, presidente da Comissão da Reforma.
Parlamentar quer realizar audiência na Assembleia, com a participação do senador Francisco Dornelles, presidente da Comissão da Reforma.
22/03/2011 - 13:29 Por: Juliana Turatti    Foto: Giuliano Lopes

Nesta terça-feira (22/3), o deputado estadual Junior Mochi (PMDB) ocupou a tribuna para falar sobre a reforma política que tramita na Comissão da Reforma Política no Senado Federal.

Ele propôs a realização de uma audiência pública na Assembleia para discutir assuntos como sistemas eleitorais, financiamento público de campanha, fidelidade partidária, suplência de senador, voto facultativo, data da posse dos chefes do Executivo, reeleição e duração do mandato do chefe do Executivo e candidatura sem vínculo partidário.

O parlamentar destacou que já foi aprovada pela Comissão da Reforma Política a manutenção do voto obrigatório e o fim da reeleição.

Em aparte, o deputado Pedro Kemp (PT) apontou a necessidade de acompanhamento da comissão. “Não podemos permitir que fique somente na discussão. Esta Casa de Leis tem que se manifestar e debater a reforma tributária”.

Já Paulo Duarte (PT) defendeu a importância da eleição unificada, como forma de minimizar os custos. Ele também é a favor de que, a cada cinco anos, ocorram eleições para cargos nas esferas municipal, estadual e federal, no mesmo momento.

Para a audiência, Mochi pretende convidar o presidente da Comissão da Reforma, senador Francisco Dornelles (PP/RJ).

Segundo Mochi, a audiência é viável, pois a reforma interfere na vida de todas as pessoas que participam da atividade política.
Permitida a reprodução do texto, desde que contenha a assinatura Agência ALEMS.
Crédito obrigatório para as fotografias, no formato Nome do fotógrafo/ALEMS.