Tetila quer instituir dia, bandeira e prêmio da Cultura da Paz

Imagem: Segundo o deputado Tetila, o objetivo é despertar fontes da paz.
Segundo o deputado Tetila, o objetivo é despertar fontes da paz.
12/04/2011 - 12:24 Por: Paulo Fernandes    Foto: Giuliano Lopes

Em discurso na tribuna, o deputado estadual Laerte Tetila (PT) anunciou nesta terça-feira (12/4) que irá apresentar um projeto de lei instituindo o Dia Estadual da Cultura da Paz e o Prêmio Paz e Cultura.

De acordo com a proposta, o Dia da Cultura da Paz será comemorado anualmente em 21 de setembro. Naquela data, serão promovidas atividades artísticas, científicas, culturais, esportivas, religiosas e outros eventos com abordagem sobre as consequências positivas que a paz e a conciliação trazem para a sociedade e sua importância social, econômica, educativa e espiritual.

Já o Prêmio Paz e Cultura será concedido todos os anos a uma pessoa ou entidade que tenha contribuído para a Cultura da Paz.

Tetila explicou que projetos instituindo o Dia da Cultura da Paz foram apresentados em várias cidades do Brasil e do mundo com o objetivo de construir práticas concretas para a implantação da paz, como a inclusão nas escolas do estudo da Paz como conteúdo transversal no currículo pedagógico. "O objetivo é despertar fontes da paz. É gerar a paz por meio da cultura", disse.

O projeto também prevê a adoção da Bandeira da Paz. Com três esferas vermelho-púrpura dentro de um círculo com a borda da mesma cor, a bandeira será hasteada todo o dia 21 de setembro.

"Nunca a vida humana esteve tão baixa. Matam-se crianças como se fossem moscas", afirmou o deputado, cinco dias após um ex-aluno ter matado 12 crianças e adolescentes em uma escola do Rio de Janeiro.
Permitida a reprodução do texto, desde que contenha a assinatura Agência ALEMS.
Crédito obrigatório para as fotografias, no formato Nome do fotógrafo/ALEMS.