"Audiência sobre psicólogo no sistema prisional foi um sucesso"

Imagem: Deputado Laerte Tetila também manifestou preocupação com a "crise do sistema prisional".
Deputado Laerte Tetila também manifestou preocupação com a "crise do sistema prisional".
28/04/2011 - 12:26 Por: Paulo Fernandes    Foto: Giuliano Lopes

Nesta quinta-feira (28/4), o deputado estadual Laerte Tetila (PT) foi à tribuna para falar sobre a audiência pública “Atuação dos Psicólogos no Sistema Prisional”, realizada na terça-feira (26/4), na Assembleia Legislativa. "Ela foi um sucesso muito grande", disse.

Propositor da audiência, Tetila afirmou que as palestras enriqueceram o debate nacional sobre o parecer de um psicólogo para o exame criminológico.

Psicológos defendem o fim da exigência do parecer de um psicólogo para compor o exame criminológico, pedido pelo juiz de execução da pena para determinar se o preso tem condições de receber os benefícios aos quais têm direito, como progressão de regime, liberdade condicional, indulto e visita periódica ao lar.

"Essa discussão será levada para o Conselho Nacional de Psicologia", explicou.

Tetila falou ainda sobre o que chamou de "uma grande crise do sistema prisional", com superlotação e fracasso na recuperação de presos.

Segundo ele, 31% dos presos em Mato Grosso do Sul ainda não foram sentenciados. Alguns aguardam julgamento há mais de um ano.

O deputado acredita que a superlotação dos presídios poderia ser reduzida se em mais casos a prisão fosse substituída por serviços comunitários ou doações de cestas básicas.
Permitida a reprodução do texto, desde que contenha a assinatura Agência ALEMS.
Crédito obrigatório para as fotografias, no formato Nome do fotógrafo/ALEMS.