Fumo mata 5 milhões de pessoas por ano, alerta médica

Imagem: Ângela Dias Queiróz lembra que fumaça do cigarro possui mais de 4,7 mil substâncias tóxicas
Ângela Dias Queiróz lembra que fumaça do cigarro possui mais de 4,7 mil substâncias tóxicas
02/05/2011 - 11:27 Por: Paulo Fernandes    Foto: Roberto Higa

Doenças causadas pelo tabagismo matam cerca de 5 milhões de pessoas por ano, alerta a médica pneumologista Ângela Dias Queiróz. Ela é uma das participantes da audiência pública "As Mulheres e o Tabagismo", que acontece nesta segunda-feira (2/5), na Assembleia Legislativa. "Já é considera uma pandemia (uma epidemia generalizada) pela OMS (Organização Mundial de Saúde)", afirmou.

Levando em conta as estimativas de aumento do consumo de produtos como cigarros, charutos e cachimbos, a tendência é de agravamento da situação. "As projeções para 2025 são de 10 milhões de óbitos, 70% em países em desenvolvimento", diz a especialista em doenças dos órgãos respiratórios.

A fumaça do cigarro possui 4.720 substâncias tóxicas diferentes, incluindo a nicotina, que é a causadora do vício e é cancerígena. "A fumaça que sai da ponta do cigarro é a principal forma de contágio. Em 96% do tempo total da queima do cigarro, ela contém todos os derivados".

O tabagismo causa cerca de 50 doenças diferentes, principalmente as cardiovasculares como hipertensão, infarto, angina e derrame. Ele é responsável por mortes por câncer de pulmão, de boca, laringe, esôfago, estômago, pâncreas, rim e bexiga e pelas doenças respiratórias obstrutivas como a bronquite crônica e enfisema pulmonar.

Na gravidez, ainda conforme a pneumologista Ângela Dias Queiróz, aumentam as chances de aborto espontâneo, prematuridade, recém-nascido de baixo peso e morte perinatal.

Ela explicou que o tratamento contra o vício está disponível no SUS (Sistema Único de Saúde) e pode ser realizado individualmente ou em grupo, com terapia farmacológica associada ao aconselhamento.

Não é fácil largar do cigarro. "O paciente faz de três a sete tentativas antes de conseguir parar de fumar", disse.

O Dia Mundial Sem Tabaco é celebrado em 31 de Maio e o Dia Nacional de Combate ao Tabagismo em 29 de Agosto.
Permitida a reprodução do texto, desde que contenha a assinatura Agência ALEMS.
Crédito obrigatório para as fotografias, no formato Nome do fotógrafo/ALEMS.