AL inicia mobilização para reduzir preço da vacina contra aftosa

Imagem: Deputados discutiram aumento do valor da vacina em reunião na sala da presidência.
Deputados discutiram aumento do valor da vacina em reunião na sala da presidência.
03/05/2011 - 15:01 Por: Heloíse Gimenes    Foto: Roberto Higa

A alta do preço da vacina contra a febre aftosa tem deixado produtores preocupados. O preço já ultrapassa R$ 1,50 em alguns estabelecimentos comerciais, o que significa um aumento em torno de 30% em relação ao ano passado. A Comissão de Agricultura, Pecuária e Políticas Rural, Agrária e Pesqueira reuniu-se na tarde desta terça-feira (3/5), na sala da Presidência da Assembleia Legislativa, para discutir o assunto.

O presidente da Casa, Jerson Domingos (PMDB), e os deputados Marcio Fernandes (PTdoB), Marcio Monteiro (PSDB), Junior Mochi (PMDB), Zé Teixeira (DEM) e Eduardo Rocha (PMDB) assinaram ofício que será encaminhado às assembleias legislativas de todo o País para buscar os motivos do aumento excessivo e pressionar a redução do preço.

“Estamos nos mobilizando, buscando apoio das demais Casas de Leis do Brasil. Obtivemos informações que o reajuste está acontecendo em vários estados, sendo que há aumento que chega a 83%, como é o caso de Rondônia”, esclareceu o deputado Marcio Fernandes.

A comissão também encaminhará ofício ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento e à CNA (Confederação Nacional da Agricultura e Pecuária), solicitando providências junto ao Sindan (Sindicato Nacional da Indústria de Produtos para Saúde Animal).

Para os deputados, é um péssimo momento para fazer o reajuste do preço, pois os produtores tiveram grandes prejuízos em decorrência das fortes chuvas do mês de março.

O aumento chegou justamente no período em que o produtor precisa comprar as doses para a vacinação dos animais. Segundo o Iagro (Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal), a previsão é vacinar um rebanho que chega a 22 milhões cabeças de gado em Mato Grosso do Sul. Considerando o volume de bovinos, o combate à doença demandará investimentos em torno de R$ 30,8 milhões dos criadores.
Permitida a reprodução do texto, desde que contenha a assinatura Agência ALEMS.
Crédito obrigatório para as fotografias, no formato Nome do fotógrafo/ALEMS.