Deputado Laerte Tetila questiona o Novo Código Florestal

Imagem: Na tribuna, Laerte Tetila disse que recebeu abaixo-assinado de universitários questionando o Novo Código Florestal.
Na tribuna, Laerte Tetila disse que recebeu abaixo-assinado de universitários questionando o Novo Código Florestal.
12/05/2011 - 11:09 Por: Juliana Turatti    Foto: Giuliano Lopes

O Código Florestal, criado em 1965, estabelece uma série de regras para a preservação do meio ambiente, mas já sofreu diversas mudanças ao longo dos anos.

A reforma é uma cobrança antiga da sociedade, mas já gerou muita discussão até ser levada para votação.

A votação, ontem, na Câmara dos Deputados, foi adiada por falta de quórum e está remarcada para a próxima terça-feira (17).

O assunto foi debatido na sessão plenária desta quinta-feira (12) pelo deputado Laerte Tetila (PT), que recebeu um abaixo-assinado de estudantes de Direito da Universidade Anhanguera-Uniderp, questionando o Novo Código Florestal.

“Como uma única proposta pode trazer enormes danos para o meio ambiente?”, perguntou o deputado.

O petista destacou ainda que a polêmica do Novo Código Florestal está na liberação das propriedades que têm até 400 hectares para devastar, ou seja, não será obrigatório manter uma reserva nessas terras.

Em aparte, o deputado Pedro Kemp (PT) ressaltou que o Brasil é o único país no mundo com reserva legal. “Essa é a garantia para o futuro das nossas crianças”, afirmou.

Após votação na Câmara, o texto segue para análise do Senado e só depois é sancionado pela Presidência da República. No Senado, ele ainda pode sofrer novas alterações.
Permitida a reprodução do texto, desde que contenha a assinatura Agência ALEMS.
Crédito obrigatório para as fotografias, no formato Nome do fotógrafo/ALEMS.