Tetila destaca iniciativas do Programa Territórios da Cidadania

Imagem: De acordo com Tetila, o programa constrói ações de desenvolvimento de baixo para cima.
De acordo com Tetila, o programa constrói ações de desenvolvimento de baixo para cima.
21/06/2011 - 12:53 Por: Heloíse Gimenes    Foto: Giuliano Lopes

Territórios da Cidadania foi lançado pelo Governo Federal em 2008, tendo como objetivos promover o desenvolvimento econômico e universalizar programas básicos de cidadania, por meio de uma estratégia de desenvolvimento territorial sustentável.

Na sessão desta terça-feira (21/6), o deputado estadual Laerte Tetila (PT) destacou as iniciativas do programa que, segundo ele, constrói ações de desenvolvimento de baixo para cima. “Territórios da Cidadania é um projeto inovador que se faz a partir dos pequenos. São pequenas soluções para grandes resultados”, disse o parlamentar.

Em Mato Grosso do Sul, o programa é realidade em quatro regiões. O Território da Cidadania Vale do Ivinhema é composto pelos municípios de Anaurilândia, Angélica, Bataguassu, Batayporã, Brasilândia, Ivinhema, Nova Andradina, Novo Horizonte do Sul, Taquarussu e Santa Rita do Pardo.

O Território da Cidadania Grande Dourados abrange Deodápolis, Douradina, Dourados, Fátima do Sul, Glória de Dourados, Itaporã, Jateí, Nova Alvorada do Sul, Rio Brilhante, Vicentina e Juti.

O Território da Cidadania Cone Sul atende Eldorado, Iguatemi, Itaquiraí, Japorã, Mundo Novo, Naviraí, Sete Quedas e Tacuru.

O Território da Cidadania da Reforma é composto por por Anastácio, Bela Vista, Bonito, Dois Irmãos do Buriti, Guia Lopes da Laguna, Jardim, Maracaju, Nioaque, Terenos, Bodoquena e Sidrolândia.

Tetila informou que o Governo Federal estuda ampliar o programa no Estado. “A expectativa é criar os territórios Sul Fronteira, Pantanal e Região Norte”, adiantou.
Permitida a reprodução do texto, desde que contenha a assinatura Agência ALEMS.
Crédito obrigatório para as fotografias, no formato Nome do fotógrafo/ALEMS.