Arcebispo enaltece trabalho da igreja em homenagem

Imagem: "A igreja trabalha muito para não só instruir o cidadão, mas para passar os valores humanos", disse Dom Vitório.
"A igreja trabalha muito para não só instruir o cidadão, mas para passar os valores humanos", disse Dom Vitório.
07/07/2011 - 22:28 Por: Talitha Moya    Foto: Giuliano Lopes

"Eu tentei escrever alguma coisas, mas achei que as palavras eram frias, então vou falar com o coração". Foi assim que o Arcebispo Dom Vitório Pavanello iniciou seu discurso durante solenidade em que foi homenageado na Assembleia Legislativa, nesta quinta-feira (7/7).

A Comenda de Mérito Legislativo, entregue pelos deputados Pedro Kemp e Cabo Almi, ambos do PT, foi recebida com emoção por Dom Vitório. “Os méritos que estou recebendo hoje não são atribuídos a mim, mas a todas as pessoas que colaboraram comigo para eu poder realizar os projetos que Deus entregou na minha mão”, afirmou.

No discurso, Dom Vitório enalteceu o trabalho espiritual e social prestado pela igreja. “A igreja sempre se preocupou em levar a palavra às pessoas e sempre jogou a semente onde era certo que ela iria brotar e se frutificar”, afirmou. “A igreja trabalha muito para não só instruir o cidadão, mas para passar os valores humanos, porque quando perdemos esses valores não podemos esperar nada da sociedade”, considerou.

Dom Vitório entrou para o seminário aos 13 anos de idade e se tornou padre em 31 de julho de 1966. Atuou como bispo na Diocese de Corumbá em 1982 e, em 1986, tornou-se Arcebispo de Campo Grande. Foram 25 anos como autoridade máxima da instituição.

No próximo dia 10 de julho, Dom Vitório passa o cargo para seu sucessor Dom Dimas Lara Barbosa, nomeado pelo Papa Bento XVI. “Não consegui realizar muita coisa, alguns avanços pequenos, mas penso que meu sucessor saberá levar avante os grandes projetos da Arquidiocese, que nada mais é do que o trabalho da igreja do Brasil”, disse humildemente.

Ao longo da sua trajetória, Dom Vitório recebeu da Assembleia Legislativa os títulos de Cidadão Sul-Mato-Grossense e o Diploma de Honra ao Mérito. Sobre mais esse reconhecimento, o Arcebispo fez uma ressalva. “Agradeço de coração essa homenagem, que não é para mim, mas é para Ele (Deus)”, disse.
Permitida a reprodução do texto, desde que contenha a assinatura Agência ALEMS.
Crédito obrigatório para as fotografias, no formato Nome do fotógrafo/ALEMS.