Marquinhos critica justificativa da Enersul sobre apagão

Imagem: Deputado disse diretor de Operações da Enersul culpou macacos e onças pela queda de energia.
Deputado disse diretor de Operações da Enersul culpou macacos e onças pela queda de energia.
11/08/2011 - 11:40 Por: Heloíse Gimenes    Foto: Giuliano Lopes

A justificativa da Enersul (Empresa Energética do Mato Grosso do Sul) para o apagão que deixou 19 mil residências de Campo Grande sem energia durante 47 minutos, no último dia 6, não agradou o deputado estadual Marquinhos Trad (PMDB).

As causas apontadas pela empresa, segundo o parlamentar, foram as árvores e animais que atrapalham a distribuição da energia. “Em entrevista à imprensa, o diretor de Operações da Enersul, Edmir Bosso, culpou os macacos e onças pela queda de energia”, disse.

Para o deputado, os motivos são fracos e agridem o povo sul-mato-grossense. “Trata-se de uma ofensa aos consumidores. A Enersul chama nosso Estado de selvagem”, destacou.

Marquinhos acredita que a falta de explicação plausível é mais um ato de desrespeito ao consumidor. “São trajetórias de afrontas à cidadania de Mato Grosso do Sul. Pagamos uma das tarifas mais caras do Brasil e temos um serviço de péssima qualidade.”

Projeto - Marquinhos cobrou a aprovação do projeto de lei da deputada Mara Caseiro (PTdoB), que institui no calendário de eventos de Mato Grosso do Sul a celebração da Semana Estadual de Conscientização à Eficiência Energética, que deverá contar com ações que garantam a sustentabilidade do Estado.

De acordo com Mara, a proposta tem a finalidade de despertar nos órgãos públicos, escolas, indústrias, comércio e comunidade a consciência sobre a responsabilidade individual e coletiva relativa à eficiência energética e sustentabilidade.

“Quero garantir conhecimento, conscientização e atitude por meio deste projeto, para que políticas de eficiência sejam extraídas para um melhor aproveitamento de energia elétrica e combate ao desperdício e com isso diminuir o ritmo do necessário aumento da capacidade do sistema elétrico, aliviando os impactos ambientais e preservando os recursos naturais”, ressaltou.
Permitida a reprodução do texto, desde que contenha a assinatura Agência ALEMS.
Crédito obrigatório para as fotografias, no formato Nome do fotógrafo/ALEMS.