Audiência sobre combate ao crack lota Câmara de Três Lagoas

Imagem: Os dois auditórios da Câmara de Vereadores de Três Lagoas ficaram lotados.
Os dois auditórios da Câmara de Vereadores de Três Lagoas ficaram lotados.
16/08/2011 - 14:54 Por: Rose Rodrigues    Foto: JJ Caju

Mais de 500 pessoas lotaram os dois auditórios da Câmara de Vereadores em Três Lagoas, para discutir estratégias e ações para enfrentar e combater o consumo do crack em Mato Grosso do Sul, durante a audiência pública comandada pelo deputado estadual Eduardo Rocha, líder do PMDB na Assembleia Legislativa.

Esta é a segunda audiência realizada no Estado, sendo que a primeira aconteceu em Campo Grande, no mês de junho. Outras sete já estão programadas para os municípios de Brasilândia, Bataguassu, Paranaíba, Aparecida do Taboado, Costa Rica, Dourados e Aquidauana.

Conforme Rocha, a promoção de discussão visando a prevenção, bem como ações de repressão e ressocialização, chamando a atenção para a gravidade e o poder de destruição junto à sociedade e às famílias, são alguns dos principais objetivos das audiências de combate ao crack.

A iniciativa faz parte da proposta inserida no projeto de lei, já aprovado, que institui a “Semana de Enfrentamento e Combate ao Crack”, que será realizada na terceira semana do mês de junho de cada ano, com a participação do Cead/MS (Conselho Estadual Antidrogas de Mato Grosso do Sul) e dos órgãos que compõem o Sistema Estadual Antidrogas. Debates e palestras nas escolas e em locais públicos devem ser inseridos no calendário de programações.

Em Três Lagoas, a audiência foi presidida pelo deputado Eduardo Rocha e contou com a presença do deputado federal Luiz Henrique Mandetta (DEM), membro do Conselho Especial de Políticas Púbicas de Combate às Drogas da Câmara Federal; da secretária estadual de Assistência Social, Cidadania e Trabalho, Tânia Mara Garib; e do promotor da Infância e Juventude e presidente do Conselho Estadual Antidrogas, Sérgio Fernando Harfouche. A solenidade também contou com a presença da prefeita de Três Lagoas, Márcia Moura (PMDB), do prefeito de Brasilândia, Antônio Pádua Thiago (PMDB), e representantes de organizações não governamentais.

O deputado Eduardo Rocha defendeu ações mais enérgicas no combate às drogas e se mostrou favorável à internação compulsória, principalmente no caso das crianças, que muitas vezes procuram o crack pelo desajuste da família. “É preciso envolver toda a sociedade e formar um verdadeiro exército para enfrentar as drogas. Precisamos dos agentes comunitários de saúde, que por sua atividade, poderão alcançar as famílias e dar todo suporte necessário para atender os usuários”, disse.

Um dos presentes na audiência foi o deficiente físico Olímpio Salvador de Freitas, 58, conhecido como “Triciclo do Rádio Amador”, que percorreu mais de três quilômetros com sua cadeira de rodas para participar da audiência. Ele destacou a importância da audiência por esclarecer e sanar dúvidas de muitas pessoas em relação às drogas.
Permitida a reprodução do texto, desde que contenha a assinatura Agência ALEMS.
Crédito obrigatório para as fotografias, no formato Nome do fotógrafo/ALEMS.