Excesso de faltas dos alunos deverá ser comunicado aos pais

Imagem: Conforme Picarelli, o controle de frequência dos alunos poderá ser comunicado por meio de contato telefônico, por escrito ou via e-mail.
Conforme Picarelli, o controle de frequência dos alunos poderá ser comunicado por meio de contato telefônico, por escrito ou via e-mail.
16/08/2011 - 13:50 Por: Heloíse Gimenes    Foto: Giuliano Lopes

Um dos problemas a serem enfrentados na construção de uma escola de qualidade está na evasão e repetência escolar. Preocupado com essa situação, o deputado estadual Maurício Picarelli (PMDB), 1º vice-presidente da Assembleia Legislativa, apresentou projeto de lei que obriga as escolas da rede pública estadual a comunicarem pais ou responsáveis sobre a ocorrência de faltas dos alunos. 

O controle de frequência dos alunos poderá ser comunicado por meio de contato telefônico, por escrito ou via e-mail. Quando for atingido o limite de 20% das faltas, as escolas também deverão comunicar o Conselho Tutelar e a Vara da Infância e da Juventude.

“A comunicação tem caráter preventivo, a fim de que não seja ultrapassado o limite permitido de 25% de faltas, estabelecido para que o aluno não seja reprovado”, explica Picarelli.

Segundo o parlamentar, a evasão tem aumentado consideravelmente por vários motivos, entre eles o uso de drogas e bebidas alcoólicas. “Se os pais estiverem acompanhando e monitorando a frequência na escola, muitos filhos não se desviarão para outras atividades. Nosso projeto responsabiliza diretores pela tarefa de envolver a família e as autoridades competentes em uma ação que ataca diretamente o cerne do problema”, destaca.
Permitida a reprodução do texto, desde que contenha a assinatura Agência ALEMS.
Crédito obrigatório para as fotografias, no formato Nome do fotógrafo/ALEMS.