Escolas deverão fixar em murais notas obtidas no Ideb

Imagem: Projeto de Marquinhos Trad poderá melhorar a qualidade do ensino.
Projeto de Marquinhos Trad poderá melhorar a qualidade do ensino.
17/08/2011 - 12:43 Por: João Humberto    Foto: Giuliano Lopes

As escolas estaduais de Mato Grosso do Sul deverão fixar a nota obtida no Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) em murais de fácil visibilidade e acesso aos alunos, pais e funcionários. É o que determina o projeto de lei apresentado na sessão desta quarta-feira (17/8) pelo deputado Marquinhos Trad, vice-líder do PMDB na Assembleia Legislativa.

De acordo com a proposta, a nota do Ideb fixada no mural do estabelecimento escolar poderá ser em folha de papel, contendo a nota alcançada pela escola e a média estadual obtida. Marquinhos esclarece que o projeto irá colaborar para a qualidade da educação no sistema escolar da Rede Estadual de Ensino.

No portal do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) consta a informação de que o Ideb foi criado em 2007 e representa a iniciativa pioneira de reunir num só indicador dois conceitos igualmente importantes para a qualidade da educação: fluxo escolar e médias de desempenho nas avaliações. É calculado a partir dos dados sobre aprovação escolar, obtidos no Censo Escolar, e médias de desempenho nas avaliações do Inep: o Saeb (Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica) – para unidades da federação e para o país; e a Prova Brasil – para os municípios.

Marquinhos Trad conta que o Ideb é medido a cada dois anos e o objetivo é que o Brasil, a partir do alcance das metas municipais e estaduais, obtenha nota 6 em 2022 – correspondente à qualidade do ensino em países desenvolvidos.

“Por meio dessa iniciativa, haverá mais transparência nas ações públicas, fator que atenderá os princípios constitucionais da publicidade e eficiência, além de contribuir para a melhoria da educação em Mato Grosso do Sul, estabelecendo um parâmetro estadual entre os estabelecimentos escolares”, conclui o peemedebista.
Permitida a reprodução do texto, desde que contenha a assinatura Agência ALEMS.
Crédito obrigatório para as fotografias, no formato Nome do fotógrafo/ALEMS.