Deputado Laerte Tetila fala sobre o Dia Mundial da Alfabetização

Imagem: Para Tetila, o analfabetismo incapacita a pessoa de adquirir conhecimento e prejudica o desenvolvimento de um país.
Para Tetila, o analfabetismo incapacita a pessoa de adquirir conhecimento e prejudica o desenvolvimento de um país.
08/09/2011 - 12:04 Por: Heloíse Gimenes    Foto: Giuliano Lopes

Nesta quinta-feira, 8 de setembro, é comemorado o Dia Mundial da Alfabetização. Na tribuna, o deputado estadual Laerte Tetila (PT) fez uma reflexão sobre a taxa de analfabetismo no Brasil.

“Apesar de estarmos vivendo em um mundo do conhecimento, precisamos avançar no campo educacional, já que 93% da população brasileira é alfabetizada, enquanto outros 7% não têm acesso ao direito mais básico da educação”, informou.

Para Tetila, o analfabetismo incapacita a pessoa de adquirir conhecimento e prejudica o desenvolvimento de um país. “A educação é um investimento de alto retorno. Ela melhora todos os índices econômicos e sociais. Enquanto a sociedade atual discute ensino profissionalizante e ampliação de universidades, não se pode esquecer que 7% da população adulta é analfabeta”, destacou.

O Dia Mundial da Alfabetização foi instituída pela ONU (Organização das Nações Unidas), com o objetivo de tentar reduzir os índices de analfabetismo em todo o mundo, desenvolvendo vários projetos sociais nesse sentido.
Permitida a reprodução do texto, desde que contenha a assinatura Agência ALEMS.
Crédito obrigatório para as fotografias, no formato Nome do fotógrafo/ALEMS.