Câmara Federal veio a Mato Grosso do Sul ouvir a população

Imagem: Painéis enfocando tema livre, meio ambiente, turismo e índios, foram discutidos no Plenário Júlio Maia.
Painéis enfocando tema livre, meio ambiente, turismo e índios, foram discutidos no Plenário Júlio Maia.
15/09/2011 - 18:14 Por: Paulo Fernandes    Foto: Wagner Guimarães

Por meio de um projeto da ouvidoria-geral, a Câmara dos Deputados veio à Assembleia Legislativa, nesta quinta-feira (15/9), ouvir os anseios da população sul-mato-grossense. Foram centenas de sugestões, opiniões e denúncias.

O principal objetivo do projeto A Câmara Quer Te Ouvir é o de aproximar aquele Parlamento da população. "Queremos o máximo de estreitamento com o cidadão. Não existe nenhum Poder que se aproxima tanto da população como o Legislativo", disse o ouvidor-geral, deputado Miguel Corrêa (PT-MG).

Ele contou que ainda é tímida a participação de Mato Grosso do Sul na ouvidoria. O Estado é o 14º Estado no ranking entre os que mais procuram o órgão criado para ser o canal de interlocução entre a Câmara e a sociedade.

Mato Grosso do Sul foi o 4º a receber o projeto, depois do Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte e Amazonas. A intenção é percorrer todos os estados brasileiros.

Presidente da Assembleia Legislativa, o deputado Jerson Domingos (PMDB) revelou que está pensando na possibilidade de instalar uma ouvidoria em Mato Grosso do Sul. Uma outra possibilidade, revelou, é a de criar uma comissão itinerante com o objetivo de ouvir a população.

"Já estamos nos aproximando da sociedade por meio de campanhas como a de trânsito", afirmou.

Das audiências externas serão produzidos relatórios e as demandas serão encaminhadas aos órgãos competentes.

"Eu era vereador e essa proximidade com o cidadão comum é algo quje sentimos falta na Câmara Federal", disse o deputado Luís Tibé (PTdoB-MG).

Foram quatro painéis realizados pelo projeto na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul.

No Plenário Júlio Maia, os deputados Miguel Corrêa e Luís Tibé coordenaram os painéis "Tema Livre" e "Meio Ambiente e Turismo: Preservação/Povos Indígenas".

Com a coordenação do deputado Geraldo Resende (PMDB-MS), o tema "Segurança Pública: Fronteira/Rota do Tráfico" foi discutido na Sala da Presidência.

Infraestrutura - O painel "Infraestrutura e Logística", sob coordenação do deputado Edson Giroto (PR), foi realizado no Plenarinho Nelito Câmara e reuniu cerca de 60 pessoas.

Os temas levados pela população, nesta tarde, foram saneamento básico, pavimentação das rodovias, construção de áreas de lazer e de novas e escolas, e mais recursos para revitalização do estádio Morenão, entre outros.

Giroto destacou que a finalidade do evento foi alcançada porque era ouvir a população. “A contribuição recebida aqui não ajuda só Campo Grande, mas o país todo”, reforçou.

Os assuntos discutidos na reunião serão repassados à ouvidoria da Câmara Federal e encaminhados para as devidas comissões que definirão projetos a serem elaborados.
Permitida a reprodução do texto, desde que contenha a assinatura Agência ALEMS.
Crédito obrigatório para as fotografias, no formato Nome do fotógrafo/ALEMS.