Mato Grosso do Sul tem 23 projetos voltados para juventude

Imagem: Maria Nilene Badeca esclareceu que seminário é importante para buscar sugestões para enriquecer a Política Estadual de Ensino.
Maria Nilene Badeca esclareceu que seminário é importante para buscar sugestões para enriquecer a Política Estadual de Ensino.
30/09/2011 - 11:50 Por: Heloíse Gimenes    Foto: Giuliano Lopes

A Assembleia Legislativa, por proposição da deputada estadual Mara Caseiro (PTdoB), realiza nesta sexta-feira (30/9), o seminário “Políticas Públicas para a Juventude”. O evento teve início às 8h e está previsto para encerrar às 16h30.

O seminário é resultado de uma série de audiências públicas, realizadas desde o início do ano, com a temática da consciência jovem e segurança nas escolas de Mato Grosso do Sul. “A ideia é finalizar estas discussões com a indicação de propostas, projetos e da elaboração da Carta de Campo Grande, visando colaborar com os planos estadual e nacional da juventude”, informa a deputada Mara Caseiro.

A secretária de Estado de Educação, Maria Nilene Badeca, fez uma explanação sobre os 23 projetos e ações que o Governo do Estado oferece para a juventude. Os principais são: Curso Estadual Preparatório para Ingresso na Educação Superior, Programa de Bolsas de Iniciação Científica Júnior, Programa Jovens Embaixadores, Projeto Direito do Consumidor, Comitê de Prevenção e Combate ao Bullying Escolar, Educação Profissional Ensino Médio Integrado, Educação Profissional a Distância, Programa Cultura e Esporte Educacional, Programa Campo Saberes e Projeto Jovem de Futuro.

“São vários programas desenvolvidos para que os jovens permaneçam nas escolas. Outro objetivo é dar condições para que eles tenham uma certificação para o ingresso no mundo do trabalho. Este seminário é importante para informar as ações que estão sendo realizadas e buscar sugestões para enriquecer a Política Estadual de Ensino”, destacou Maria Nilene.

Parlamento Jovem - A professora Maria das Dores, coordenadora pedagógica da Escola do Legislativo Senador Ramez Tebet, fez uma apresentação sobre o funcionamento do Parlamento Jovem.

O Parlamento Jovem foi criado por meio da resolução 026/2005, de autoria do deputado Antônio Carlos Arroyo (PR), e permite a participação efetiva dos alunos do 1ª e 2º anos do ensino médio das escolas públicas.

O programa tem o objetivo de formar e promover a consciência política e a liderança de jovens e adolescentes. Os parlamentares estudantes apresentam projetos de interesse da população e, quando apadrinhados pelos deputados estaduais, as propostas podem até mesmo se tornar leis.

“O Parlamento Jovem permite a formação de novos líderes para a política. O nosso programa já é referência para muitos Estados”, disse Maria das Dores.
Permitida a reprodução do texto, desde que contenha a assinatura Agência ALEMS.
Crédito obrigatório para as fotografias, no formato Nome do fotógrafo/ALEMS.