Decreto "caduca" e Parque da Bodoquena não é constituído

Imagem: Conforme Marcio Monteiro, foram gastos diversos recursos para algo que hoje não existe.
Conforme Marcio Monteiro, foram gastos diversos recursos para algo que hoje não existe.
19/10/2011 - 11:46 Por: Heloíse Gimenes    Foto: Giuliano Lopes

Em 2000, por meio de decreto presidencial, foi criado o Parque Nacional da Serra da Bodoquena. Ao todo, foram destinados ao parque 75 mil hectares localizados nos municípios de Bonito, Jardim e Bodoquena. Na sessão desta quarta-feira (19/10), o deputado Marcio Monteiro (PSDB) informou na tribuna que o decreto “caducou” e lamentou a falta de inciativa dos órgãos federais em não constituir a unidade integral de conservação.

Monteiro explicou que o decreto que declarou de utilidade pública a área que compreende o Parque Nacional da Serra da Bodoquena foi publicado em 22 de setembro de 2000 e o prazo para a conclusão da desapropriação das terras foi de cinco anos.

“Já se passaram mais de dez anos e apenas 17% dos proprietários foram indenizados. A Justiça já emitiu decisão concedendo a tutela de exploração aos proprietários, que ainda não foram indenizados. É lamentável a ineficiência dos órgãos competentes pela não constituição do parque”, afirmou.

O parlamentar lembrou que os prejuízos são grandes, inclusive de ordem financeira. “Foram gastos recursos para a elaboração de vários projetos, como o plano de manejo. Investimentos para algo que hoje não existe”, disse.
Permitida a reprodução do texto, desde que contenha a assinatura Agência ALEMS.
Crédito obrigatório para as fotografias, no formato Nome do fotógrafo/ALEMS.