Projeto que cria o Fepati passa por amplo debate

Imagem: De acordo com Tetila, o projeto tem sido discutido amplamente, com vários setores envolvidos.
De acordo com Tetila, o projeto tem sido discutido amplamente, com vários setores envolvidos.
16/11/2011 - 12:02 Por: Paulo Fernandes    Foto: Marco Miatelo

O projeto de lei que cria o Fepati (Fundo Estadual para a Aquisição de Terras Indígenas) está passando por uma ampla discussão, ressaltou nesta quarta-feira (16/11) o deputado estadual Laerte Tetila (PT), que é autor da proposta.

Tetila explicou que várias entidades ligadas aos índios e aos produtores participam dos debates. “Esse projeto tem sido discutido amplamente. Todos os setores estão envolvidos. Abrimos para a sociedade”, disse.

Ele afirmou ainda que a criação do fundo tem o apoio de todos os deputados estaduais. A proposta chegou a ser aprovada por unanimidade em 1ª discussão, mas foi retirada para receber sugestões e ser aperfeiçoada.

Primeiro secretário da Assembleia Legislativa, o deputado Paulo Corrêa (PR) considera o projeto brilhante e vê como “a única solução para o problema fundiário indígena”.

Para o parlamentar Pedro Kemp, vice-líder do PT na Casa, o Fepati é um caminho para acabar com a violência e as mortes indígenas, consequências do confinamento.

Também em aparte, o deputado Zé Teixeira (DEM) afirmou que apoia a criação do fundo, mas defende a tese de que o Governo Federal tem respaldo para comprar terras para fim social, tirando os índios da beira de rodovias.

Já o deputado Cabo Almi (PT), além de apoiar o projeto, destacou o fato de Tetila ser um profundo conhecedor do assunto.
Permitida a reprodução do texto, desde que contenha a assinatura Agência ALEMS.
Crédito obrigatório para as fotografias, no formato Nome do fotógrafo/ALEMS.