Vanzeiros intermunicipais pedem prorrogação para circular

05/12/2011 - 17:05 Por: Talitha Moya   

O prazo para circulação das vans que fazem transporte intermunicipal em Mato Grosso do Sul encerra dia 30 de dezembro. Enquanto isso, mais de 120 trabalhadores do setor correm contra o tempo para conquistar prorrogação do direito e até mesmo a regulamentação do serviço. Nesta segunda-feira (5/12), vanzeiros se reuniram em uma audiência pública na Assembleia Legislativa para discutir o impasse. O debate foi proposto pelo deputado Felipe Orro (PDT).

Conforme o presidente da Coopervans Pantanal, Antonio Claúdio Duarte, as vans começaram a operar no Estado há cinco anos por meio de um decreto de 1988 que concede licença precária ao transporte rodoviário. Atualmente, das 40 vans existentes, metade já foi obrigada a parar devido ao fim da concessão. As demais aguardam os últimos dias de dezembro para encerrar as atividades.

O vanzeiro de Dois Irmãos do Buriti, Wenceslau de Oliveira, 59, está com o carro estacionado desde o início de outubro. Ele, que chega a transportar 24 pessoas por dia, conta que tem passado por problemas financeiros desde que parou de trabalhar. “Eu e minha família dependemos da van, mas tenho fé que tudo vai se ajeitar”, disse, confiante.

Na mesma situação está Vanderlei Lucas, 39, que faz o trajeto São Gabriel/Campo Grande. O vanzeiro está parado desde abril e já chegou a levar multa de mais de R$ 1,6 mil por circular com o prazo de concessão esgotado. “Não vou mais me arriscar, porque não dá para arcar com essa conta”, ressaltou o motorista, que ainda tem 42 parcelas de R$ 3.800,00 da sua van para quitar. “Não sei como vou pagar tudo isso sem trabalho”, lamentou.

Diferente do ônibus, as vans circulam constantemente com trajetos até Campo Grande e Dourados. O serviço gera cerca de 120 empregos diretos e é opção para mais de 15 mil passageiros por mês. “É um transporte diferente, porque é mais rápido e facilita a vida de quem precisa ir para outra cidade resolver algum problema e voltar no mesmo dia”, destaca Duarte.

De acordo com o deputado Felipe Orro, será feito um pedido formal ao governador André Puccinelli (PMDB) para a prorrogação da concessão que permite a circulação intermunicipal por pelo menos um ano. Neste prazo, o parlamentar ressalta que será levantada a possibilidade de regulamentar a profissão. “É um trabalho social muito importante, de micro-empresários que sustentam suas famílias e geram serviços para a população”, acrescentou.
Permitida a reprodução do texto, desde que contenha a assinatura Agência ALEMS.