Assembleia comemora 63 anos de criação dos Direitos Humanos

Imagem: Dezessete pessoas foram homenageadas no evento presidido pelo deputado Jerson Domingos.
Dezessete pessoas foram homenageadas no evento presidido pelo deputado Jerson Domingos.
07/12/2011 - 21:41 Por: Sirley Pires    Foto: Wagner Guimarães

Em dezembro de 1948, a Declaração Universal dos Direitos Humanos era adotada pela ONU (Organização das Nações Unidas). Um acordo entre vários países com a finalidade de garantir os direitos básicos de cada pessoa, como por exemplo, a liberdade. Passados 63 anos, a data foi lembrada na noite desta quarta-feira (7/12), durante cerimônia no Plenário da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul.

O evento foi realizado pelo Círculo Universal de Embaixadores da Paz e pela Assembleia Legislativa. Uma noite especial em que 17 personalidades do Estado receberam a Medalha e Diploma de Honra ao Mérito em reconhecimento ao trabalho realizado em prol dos direitos humanos.

A embaixadora da Paz, Delasnieve Miranda Daspet de Souza, destacou a importância da homenagem. “Os homenageados trazem em primeiro plano o ser humano, e a paz vai acontecer se todas as pessoas tiverem seus direitos resguardados. As pessoas que adotam essa prática no Estado precisam ser lembradas e incentivadas”, ressaltou.

O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Jerson Domingos (PMDB), participou da entrega das homenagens. O parlamentar frisou que muitas autoridades merecem ser lembradas pelo incentivo aos direitos humanos e a paz. “Graças a Deus, Campo Grande e o nosso Estado têm muitas pessoas que procuram fazer o bem a quem quer que seja. São gestos e atitudes que demonstram o verdadeiro sentido da paz, do respeito ao ser humano. Os homenageados de hoje representam tantos outros de Mato Grosso do Sul que se dedicam à cultura da paz”, concluiu.

Para o deputado Maurício Picarelli (PMDB), 1º vice-presidente da Assembleia, foi uma oportunidade de a Casa de Leis fazer um justo reconhecimento aos que tanto contribuem com a sociedade. “Estamos no fim do ano e o presidente Jerson Domingos nos dá essa oportunidade de homenagear aqueles que trabalham pela paz no Estado”, finalizou.

O prefeito de Porto Murtinho, Nelson Cintra, recebeu a Medalha e o Diploma de Honra ao Mérito. “Quando assumi a prefeitura foquei o trabalho no desenvolvimento cultural das crianças e adolescentes. Investimento que tem gerado bons resultados e tem contribuído para a cultura da paz e da cidadania e nossa sociedade”, enfatizou o prefeito, que também usou a tribuna para falar em nome de todos os homenageados.

Wellington de Oliveira, delegado de Polícia Civil, foi outro homenageado. Há 12 anos como delegado, ele dividiu a homenagem com todos os colegas de profissão. “É extremamente gratificante esse reconhecimento. Me sinto muito honrado. Receber essa homenagem só me reforça a obrigação e o desejo de fazer cumprir a lei. Essa é uma homenagem não apenas à minha pessoa, mas a todos aqueles que aplicam a lei”, pontuou.

A vereadora Magali Picarelli (PMDB) também recebeu a homenagem. Fez questão de lembrar que a cultura da paz é construída no cotidiano das pessoas. “Quando nós garantimos o cumprimento de uma lei, nós estamos promovendo a paz. Quando nós tiramos as crianças das ruas, nós estamos preservando a paz. É um sentimento de alegria, me sinto muito honrada. Esse reconhecimento é muito bom, mas ainda tenho muito a fazer”, concluiu.
Permitida a reprodução do texto, desde que contenha a assinatura Agência ALEMS.
Crédito obrigatório para as fotografias, no formato Nome do fotógrafo/ALEMS.