Kemp solicita informações sobre contratação de professores

Imagem: Para Kemp, trata-se de um número exorbitante de professores contratados sem concurso público.
Para Kemp, trata-se de um número exorbitante de professores contratados sem concurso público.
16/02/2012 - 11:44 Por: Heloíse Gimenes    Foto: Giuliano Lopes

A contratação de professores sem concurso público voltou a ser debatida pelo líder do PT, deputado Pedro Kemp, na Assembleia Legislativa. Na sessão desta quinta-feira (16/2), o parlamentar apresentou requerimento à SED (Secretaria de Estado de Educação), solicitando diversas informações sobre a contratação temporária e a realização de concurso público.

De acordo com a Fetems (Federação dos Trabalhadores em Educação de Mato Grosso do Sul), no último ano letivo o Estado convocou mais de nove mil professores para atuar nas escolas estaduais, em diferentes funções.

“Trata-se de um número exorbitante de professores contratados sem concurso público. A Constituição Federal estabelece que a investidura em cargo ou emprego público depende de aprovação em concurso público. São permitidas algumas exceções, mas em Mato Grosso do Sul a exceção está se tornando uma regra”, disse.

Kemp adiantou que irá consultar o Ministério Público para saber se a situação é irregular. O deputado Eduardo Rocha, líder do PMDB, afirmou que o Governo do Estado está cumprindo o acordo feito com a Fetems. “O governo fez um acordo e está cumprindo com o cronograma de concursos públicos”, informou.
Permitida a reprodução do texto, desde que contenha a assinatura Agência ALEMS.
Crédito obrigatório para as fotografias, no formato Nome do fotógrafo/ALEMS.