Rio Paraguai: Paulo Duarte alerta para iminência de um desastre

Imagem: Conforme Duarte, é preciso o equilíbrio entre o desenvolvimento e a preservação ambiental.
Conforme Duarte, é preciso o equilíbrio entre o desenvolvimento e a preservação ambiental.
22/03/2012 - 12:33 Por: Heloíse Gimenes    Foto: Giuliano Lopes

No Dia Mundial da Água, comemorado nesta quinta-feira (22/3), o deputado estadual Paulo Duarte (PT) manifestou indignação na tribuna em relação à degradação sofrida pelo Rio Paraguai. Para o parlamentar, a construção de PCHs (Pequenas Centrais Hidrelétricas) e o desmatamento irregular podem resultar em um desastre ambiental.

“Estamos assistindo a degradação do Rio Paraguai. Se nada for feito, acontecerá o mesmo que no Rio Taquari, que se encontra praticamente morto. Neste Dia Mundial da Água, não temos nada a comemorar e sim a lamentar. A agricultura, a pecuária e a implantação das PCHs têm causado um impacto ambiental profundo. É um desastre anunciado”, afirmou.

Duarte explica que em Mato Grosso do Sul, o Rio Paraguai está preservado, no entanto, na região norte há um desmatamento desenfreado no entorno das nascentes. “É preciso o equilíbrio entre o desenvolvimento e a preservação ambiental. A questão é de sobrevivência. Precisamos de ações concretas para evitar um desastre”, disse.

Ano passado, o parlamentar entrou com ação no Ministério Público pedindo a suspensão de todos os processos de licenciamento dos empreendimentos de PCHs na Bacia do Alto Paraguai. A ação exigiu ainda a realização de AAI (Avaliação Ambiental Integrada) e de AAE (Avaliação Ambiental Estratégica) de todos os empreendimentos previstos.

O deputado Laerte Tetila (PT) também fez uma reflexão sobre o Dia Mundial da Água. “Segundo a Organização das Nações Unidas, até 2025, se os atuais padrões de consumo se mantiverem, duas em cada três pessoas no mundo vão sofrer escassez grave de água. É preciso uma conscientização e elaboração de medidas práticas urgentes para evitar um flagelo”, destacou.
Permitida a reprodução do texto, desde que contenha a assinatura Agência ALEMS.
Crédito obrigatório para as fotografias, no formato Nome do fotógrafo/ALEMS.