Projeto institui programa de apoio a pais de crianças com Down

Imagem: Deputado Picarelli acredita que aprovação do projeto faz MS cumprir mais uma etapa de inclusão social.
Deputado Picarelli acredita que aprovação do projeto faz MS cumprir mais uma etapa de inclusão social.
28/03/2012 - 08:13 Por: Heloíse Gimenes    Foto: Giuliano Lopes

Atualmente, as pessoas com Síndrome de Down, especialmente no Brasil, têm maior proteção e atenção. Com o apoio da ciência, eles contam com uma sobrevida maior. Os jovens com Down fazem cursos profissionalizantes, sonhando em ter uma carteira de trabalho assinada. Em Campo Grande, é comum encontrar pessoas com a síndrome trabalhando em grandes supermercados e empresas.

Pensando na necessidade de uma lei estadual que envolva todas as ações necessárias para informar e orientar os familiares das crianças que nascem com esse problema congênito, como também preparar os profissionais das áreas de saúde, educação e assistência social, o deputado estadual Maurício Picarelli (PMDB), vice-presidente da Assembleia Legislativa, apresentou projeto de lei que institui o Programa de Apoio Psicológico e de Orientação para as Mães de Portadores da Síndrome de Down.

O projeto é constituído de apoio pós-parto à mãe de criança especial; orientação técnica aos profissionais da saúde e educação; informações gerais à comunidade a respeito das principais questões envolvidas na convivência e trato das pessoas com Síndrome de Down; promoção a interação entre profissionais, familiares e portadores da síndrome, ações de esclarecimento e coibição de preconceitos e planos que integrem educandos, educadores, profissionais da assistência social e da saúde e familiares.

No programa deve ser implantado um sistema de cooperação entre os diversos setores, Poder Público e organizações da sociedade civil, para a prestação de informações a respeito da Síndrome de Down, tendo em vista a educação, a saúde, o trabalho e a prática de modalidades esportivas e artísticas para os seus portadores.

“O fim de muitos preconceitos em torno da síndrome e o aumento da participação dos portadores de Down na sociedade são conquistas que devem muito ao movimento organizado de pais, incansáveis na luta pelos direitos de seus filhos. Com a aprovação deste projeto de lei, Mato Grosso do Sul estará cumprindo mais uma etapa em busca da efetiva inclusão social dos portadores da Síndrome de Down”, destaca Picarelli.
Permitida a reprodução do texto, desde que contenha a assinatura Agência ALEMS.
Crédito obrigatório para as fotografias, no formato Nome do fotógrafo/ALEMS.