Jerson participa da posse do novo presidente do TJ/MS

Imagem: Deputado Jerson Domingos participou da solenidade na companhia de outras autoridades como o governador Puccinelli.
Deputado Jerson Domingos participou da solenidade na companhia de outras autoridades como o governador Puccinelli.
02/04/2012 - 22:30 Por: Talitha Moya    Foto: Wagner Guimarães

O desembargador Hildebrando Coelho Neto tomou posse na presidência do TJ/MS (Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul) durante cerimônia na sede do Judiciário, na noite desta segunda-feira (2/3). Ele substitui o desembargador Luis Carlos Santini que se aposentou por completar 70 anos hoje. Na ocasião, foi empossado também o vice-presidente do órgão, João Batista da Costa Marques. Representantes da área do direito, parlamentares, o presidente da Assembleia, deputado Jerson Domingos (PMDB) e o governador do Estado, André Puccinelli, prestigiaram a solenidade.

Em seu discurso de posse, Hildebrando fez um agradecimento especial à família e destacou momentos da sua trajetória de vida. O novo presidente tem 67 anos, nasceu no Tocantins e ingressou na magistratura como juiz da Comarca de Rio Verde de Mato Grosso. Ele também atuou em Dourados e Campo Grande. Em 1996, foi promovido a desembargador por merecimento. O magistrado ainda exerceu o cargo de corregedor-geral de Justiça e atuava desde 2011 na vice-presidência do TJ/MS.

"Conto com a participação efetiva dos magistrados e servidores para desempenhar minhas atribuições. O desânimo não pode nos abater, nem mesmo podemos ficar olhando para trás para os trabalhos já acabados. Temos que seguir, sempre submetidos aos princípios constitucionais", arrematou.

Emocionado, o ex-presidente do TJ/MS, Luis Carlos Santini, se despediu do cargo em razão da aposentadoria. "Acertamos, erramos, faz parte da vida humana, mas em uma coisa nos sobressaimos, conseguimos levar o Poder Judiciário para mais próximo da população", ressaltou. "Estar à frente deste tribunal muito orgulho trouxe a mim e a minha família. São 34 anos nessa magistratura, me aposento mas continuarei nela", afirmou. Ao final, Santini desejou sorte ao novo comando do Judiciário. "Que a nova direção possa levar o destino deste tribunal tão bem, assim como fez na vice-presidência desta Casa", destacou.

Santini aproveitou o momento para agradecer ao presidente da Assembleia Legislativa pelo apoio durante seu mandato. "Obrigado ao presidente do Legislativo pela pronta-aprovação das normas legais que tiveram origem neste tribunal".

Além do presidente, foi empossado o desembargador João Batista da Costa Marques. "Este é um cargo de grande envergadura do qual é necessário bastante preparo para conduzir. Me sinto honrado e tenho boas expectativas sobre ele", declarou.

O presidente da OAB/MS (Ordem dos Advogados do Brasil de Mato Grosso do Sul), Leonardo Avelino Duarte, ressaltou os avanços do Poder Judiciário nos últimos anos e o trabalho de Santini para torná-los possíveis. "O Estado é pioneiro na Justiça Virtual e é um dos principais legados do desembargador Luis Carlos Santini que sempre atuou pautado na responsabilidade e diligência. Espero que o senhor continue porque ainda há muito que ensinar para a nova geração de magistrados de Mato Grosso do Sul", afirmou. Para Duarte, a nova direção do TJ/MS está "à altura de suas responsabilidades".

Os deputados Felipe Orro (PDT), Junior Mochi (PMDB), Lauro Davi (PSB) e Dione Hashioka (PMDB) estiveram presentes no ato, ressaltaram o brilhantismo de Santini no mandato e falaram sobre as expectativas da nova presidência. "Não temos dúvida que essa nova direção vai dar continuidade ao excelente trabalho que Luis Carlos Santini já vinha realizando e que deixou marcas como um dos melhores mandatos da história", frisou Mochi.
Permitida a reprodução do texto, desde que contenha a assinatura Agência ALEMS.
Crédito obrigatório para as fotografias, no formato Nome do fotógrafo/ALEMS.