Obra de hidrelétrica será retomada, mas depende de projeto

Imagem: Marcio Monteiro repercutiu situação da Hidrelétrica de São Domingos, em Água Clara.
Marcio Monteiro repercutiu situação da Hidrelétrica de São Domingos, em Água Clara.
03/04/2012 - 12:08 Por: Paulo Fernandes    Foto: Giuliano Lopes

Depois de um período de embargo que teve início no dia 16 de março deste ano, a construção da Hidrelétrica São Domingos, no município de Água Clara, será retomada. No entanto, a Eletrosul tem 60 dias para solucionar o principal problema que provocou a paralisação: a falta de um projeto para a transposição dos peixes do Rio Verde.

As informações são do presidente da Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, deputado Marcio Monteiro (PSDB), que visitou, na última quinta-feira (29/3), a obra embargada.

Em discurso na tribuna, o deputado explicou que a empresa tem protelado constantemente a apresentação do projeto para garantir a reprodução dos peixes durante a piracema. “Cinco anos se passaram e até o momento nenhuma solução foi apresentada”, afirmou.

Segundo Marcio Monteiro, é preciso estar atento para que Mato Grosso do Sul “não seja vítima de uma atitude irresponsável, prejudicando as futuras gerações”. “Uma catástrofe pode acontecer”, relatou.

Com investimento de R$ 300 milhões, a Usina Hidrelétrica São Domingos irá gerar 48 MW de energia, o suficiente para atender uma cidade de 500 mil habitantes. A obra tem mais de 1.200 funcionários.

O parlamentar revelou ainda estar preocupado com o clima de tensão na usina, que já foi palco de rebelião por parte dos funcionários.

A Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável irá acompanhar de perto o caso. Além de Marcio Monteiro, fazem parte da comissão os deputados Zé Teixeira (DEM), Maurício Picarelli (PMDB), Laerte Tetila (PT) e Marcio Fernandes (PTdoB).
Permitida a reprodução do texto, desde que contenha a assinatura Agência ALEMS.
Crédito obrigatório para as fotografias, no formato Nome do fotógrafo/ALEMS.