Audiência pública propõe premiar motoristas sem infrações

Imagem: Junior Mochi comandou audiência pública sobre crimes de trânsito.
Junior Mochi comandou audiência pública sobre crimes de trânsito.
24/04/2012 - 11:50 Por: Heloíse Gimenes    Foto: Giuliano Lopes

Líder do governo na Assembleia Legislativa, o deputado estadual Junior Mochi (PMDB) usou a tribuna na sessão desta terça-feira (24/4), para destacar os principais encaminhamentos da audiência pública “Crimes de trânsito e redução da mortalidade”, realizada no último dia 20. Em seu discurso, o parlamentar apontou a violência no trânsito como o maior problema de política pública do país.

“Na audiência foram divulgados dados estarrecedores. A Santa Casa gasta cerca de R$ 6 milhões por mês, quantia superior a 60% do seu orçamento, com as vítimas de trânsito. Reduzir o número de acidentes de trânsito significa diminuir os gastos na área da saúde”, disse.

Para Mochi, o álcool é o maior vilão da saúde. “É necessário garantir o mesmo tratamento às bebidas alcoólicas que é dado ao cigarro. A maioria dos acidentes é provocada pelo consumo de bebidas alcoólicas. É preciso atacar as causas”, afirmou.

Recomendação que todos os fóruns sobre o assunto trânsito levem em consideração o consumo de bebidas alcoólicas pelos condutores, obrigação da disciplina educação para o trânsito nas escolas públicas, obrigar as empresas a destinar determinado percentual para campanha preventiva ao consumo de álcool e proibir que a mídia faça apologia ao uso de bebida alcoólica foram alguns dos encaminhamentos da audiência pública.

A criação de um projeto de lei que visa premiar os bons condutores também foi uma das propostas da audiência. “Os condutores que não cometeram infrações poderão ser premiados. O objetivo é estimular o bom condutor e contribuir para iniciativas de conscientização a fim de reduzir os acidentes”, explicou.

Outra sugestão foi a implantação de um projeto de lei que regularize o sistema gratuito de CNH (Carteira Nacional de Habilitação) aos alunos do ensino médio, desde que frequente o curso de educação para o trânsito, com mínimo de 120 horas/aula.
Permitida a reprodução do texto, desde que contenha a assinatura Agência ALEMS.
Crédito obrigatório para as fotografias, no formato Nome do fotógrafo/ALEMS.