Parlamento Jovem conhecerá novos integrantes nesta semana

Imagem: Estudantes foram às urnas para escolher representantes que integrarão 3ª edição do Parlamento Jovem.
Estudantes foram às urnas para escolher representantes que integrarão 3ª edição do Parlamento Jovem.
24/04/2012 - 16:32 Por: Talitha Moya    Foto: Wagner Guimarães

Criado em 2005, o Parlamento Jovem da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul entra neste ano em sua terceira edição. O programa, que já capacitou 72 jovens, promoveu na última quinta feira (19/4) a eleição para a escolha de seus novos deputados estudantes. O resultado deve ser anunciado pelo TRE/MS (Tribunal Regional Eleitoral) ainda esta semana.

A campanha deste ano envolveu 62 candidatos (alunos do primeiro e segundo anos) de 19 escolas de ensino da Capital, sendo 17 públicas e três privadas. Na Escola Estadual Lúcia Martins Coelho, 1.200 estudantes foram às urnas para escolher um representante do colégio entre os três candidatos na disputa. De acordo com Lauro Joaquim Silva, coordenador das eleições no local, a preparação para a campanha foi intensa e teve início meses antes com muitas discussões sobre política em sala de aula. “No Parlamento Jovem, o aluno começa a ter contato direto com a democracia antes mesmo de ele ser eleitor. É uma oportunidade para ver de perto como funciona o processo legislativo e as dificuldades para se formar uma lei”, afirmou.

O Parlamento Jovem foi criado por meio da Resolução 026/2005, de autoria do deputado Antônio Carlos Arroyo (PR), e tem como objetivo formar e promover a consciência política e a liderança de jovens e adolescentes no âmbito do Legislativo Estadual, no município de Campo Grande.

Na terceira edição, o Parlamento Jovem ampliou o número de vagas de 18 para 24 integrantes, sendo o mesmo número de suplentes. Outra mudança é o tempo do mandato que agora será de um ano, ao invés de dois, como funcionou nas duas edições anteriores. “Aumentamos o número de participantes porque é interesse da Casa de Leis capacitar cada vez mais jovens para formação política”, frisou a diretora da Escola do Legislativo Senador Ramez Tebet, Clarice Maciel.

Após o resultado da eleição, os novos deputados estudantes serão diplomados e passarão por uma semana de capacitação na Assembleia Legislativa. Durante o mandato, os jovens participarão de reuniões mensais na Casa de Leis, entre outros eventos. Caberá a eles formular projetos de lei que, se forem apadrinhados pelos deputados estaduais, podem se tornar leis.

“Os jovens saem do programa mais informados e preparados para encarar a escolha da profissão e novas oportunidades. A partir daqui, eles passam a ter uma consciência reflexiva e crítica para avaliar a política de forma diferente do que costumavam fazer, com espírito multiplicador e de liderança”, ressaltou Clarice.
Permitida a reprodução do texto, desde que contenha a assinatura Agência ALEMS.
Crédito obrigatório para as fotografias, no formato Nome do fotógrafo/ALEMS.