Tetila quer solução para queimadas no Parque do Rio Ivinhema

Imagem: Especialista e mestre em Geografia Física, o deputado Tetila deu aula sobre o parque.
Especialista e mestre em Geografia Física, o deputado Tetila deu aula sobre o parque.
26/04/2012 - 11:33 Por: Paulo Fernandes    Foto: Giuliano Lopes

O deputado estadual Laerte Tetila, vice-líder do PT na Assembleia Legislativa, propôs nesta quinta-feira (26/4) uma grande discussão para encontrar soluções para as queimadas no Parque Estadual das Várzeas do Rio Ivinhema.

Ele conheceu pessoalmente o parque localizado nos municípios de Taquarussu, Jateí e Naviraí, na região Sudoeste de Mato Grosso do Sul.

Com 73.315 hectares, o Parque Estadual das Várzeas do Rio Ivinhema tem enfrentado incêndios desastrosos a cada dois ou três anos, explicou o parlamentar.

“Quando o fogo vem, sai de baixo. Têm labaretas de cinco, seis metros de altura. Nem os melhores bombeiros do mundo conseguem combater o incêndio”, afirmou. “Lá é uma verdadeira pólvora. O fogo leva tudo, toda a flora e fauna, afeta até os peixes porque toneladas de cinzas caem no rio”, acrescentou.

Segundo Tetila, a maior preocupação é com a possibilidade de extinção das espécies endêmicas (que existem apenas naquela região). “Lá tem espécies únicas, resultado de uma evolução orgânica milenar”. Ele lembrou ainda que 82 espécies desaparecem diariamente do mundo.

Especialista e mestre em Geografia Física, o deputado afirma que a tendência hoje é que o parque se transforme em um imenso deserto cortado por um rio.

A proposta dele é que o governo leve ambientalistas e outros estudiosos para conhecer o parque. O objetivo é encontrar soluções para o problema das queimadas recorrentes.
Permitida a reprodução do texto, desde que contenha a assinatura Agência ALEMS.
Crédito obrigatório para as fotografias, no formato Nome do fotógrafo/ALEMS.